Resenha do texto “romeu e julieta e a origem do estado” de ricardo benzaquen e viveiros de castro com o filme “o sétimo selo”

1576 palavras 7 páginas
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS

RESENHA DO TEXTO “ROMEU E JULIETA E A ORIGEM DO ESTADO” DE RICARDO BENZAQUEN E VIVEIROS DE CASTRO COM O FILME “O SÉTIMO SELO”

por

THAÍS TAVARES

Trabalho entregue ao
Professor Carlos E. Sarmento como parte dos requisitos obrigatórios para a obtenção dos créditos da disciplina
Cultura e Sociedade.

RIO DE JANEIRO setembro de 2010
A finalidade deste trabalho é basicamente traçar um paralelo entre o filme “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman e o texto de Benzaquen e Castro, “Romeu e Julieta e a Origem do Estado”, onde encontraremos em ambas obras uma correlação entre o modelo de sociedade e a visão do indivíduo sobre si e em relação a Deus. É perceptível também que tanto no texto quanto no filme, a discussão sobre individualidade estará bastante presente.
Primeiramente, acredito que vale à pena demonstrar, ou para quem já sabe intensificar, a diferença entre os termos individualidade e individualismo, pois creio que será de suma importância para entender corretamente a visão que os autores e o cineasta sueco tentam passar em suas criações. O primeiro termo, de acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é um conjunto de qualidades individuais e é ancorada na segurança, determinação e capacidade de escolha. Já o segundo, é um sistema oposto ao de associação. Algumas pessoas vêem o individualismo como uma característica doentia da personalidade, justamente por ser avessa a “união”.
No filme “O Sétimo Selo”, Bergman tenta transmitir a todo o tempo a questão da fé e as indagações acerca dela. O filme situado no século XIII, momento em que o feudalismo está no ápice de uma crise agravada pelo trinômio guerra, peste e fome, marca o início das transformações sociais. O homem daquela época, que jamais pensou em se opor a Igreja, pois esta era representante de Deus, a partir de um momento passa a questionar a existência Divina, onde estava presente a

Relacionados