Resenha do texto: "Responsabilidade Social de Empresas" de Gerisval Pessoa

491 palavras 2 páginas
O texto "Responsabilidade Social de Empresas" do autor Gerisval Alves Pessoa ministrado na disciplina "Projeto Integrador Multidisciplinar" do 4° período de Administração das Faculdades Promove de Sete Lagoas no dia 2 de Agosto de 2011 apresenta em sua introdução uma abordagem que contextualiza as incertezas e pressões sofridas pelas empresas atualmente e sua necessidade de maximização de resultados com práticas transparentes e socialmente responsáveis com a utilização da Responsabilidade Social de Empresas (R.S.E.) como uma característica positiva de empresas inteligentes e que buscam adequar-se as necessidades exigidas pelo mercado.

Em seu conteúdo são apresentadas inúmeras definições para o real significado de R.S.E. que variam da incerteza do início da sua prática como também apresenta datas aproximadas e os primeiros adeptos à prática, entretanto, em geral engloba a R.S.E. como uma mobilização voluntária por parte das empresas com ações que confirmem sua preocupação social e ambiental para que possa contribuir com o desenvolvimento econômico e melhorar simultaneamente a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.

Na definição mais prática de R.S.E. os setores de estratégica, logística, operacional financeira e comercial são envolvidos como áreas responsáveis por esta prática, e suas ações devem ser planejadas estrategicamente em consonância com a R.S.E.

Muitas vezes interpretada como filantropia a R.S.E. pode ser mal trabalhada em organizações que restringem suas ações a doações e utilizam os meios de comunicação para aumenta-las como grandes feitos responsavelmente sociais. O outro lado da prática incorreta também se refere à utilização da repercussão de uma ação social como mera ferramenta de promoção da imagem da empresa, visando o lucro. É claro que o mercado já identificou nas práticas de R.S.E. grandes oportunidades de competitividade e diferencial e muitos se preocupam mais em

Relacionados