Resenha do texto procura-se mão de obra qualificada

Páginas: 2 (278 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2011
RESENHA

NAIANA, OSCAR. Procura-se mão de obra qualificada: Brasil abre as portas para estrangeiros e repatria brasileiros do exterior por falta de profissionais comqualificação. Disponível em:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,procura-se-mao-de-obra-qualificada,598809,0.htm. Acessado em: Agosto de 2011.
O artigo publicado no Jornal OEstado de São Paulo, em agosto de 2010, o jornalista Oscar Naiana, aborda um dos problemas atuais do mercado de trabalho no Brasil, em relação à área das Engenharias. De acordocom o autor, a chagada ao Brasil de estrangeiros e repatriados em decorrência da falta de mão de obra qualificada, aumentou muito nos últimos anos. Em 2010, cerca de 22,1 milestrangeiros desembarcaram no país com visto de trabalho.
O autor afirma que esse problema será um entre tantos que o novo Presidente da república enfrentará, o qual Naianadenomina de apagão de mão de obra especializada. Além disso, ainda segundo ele, mesmo as escolas especializadas em formar mão de obra especializada, como o Serviço Nacional daIndústria (SENAI), não consegue modificar a situação em questão, pois os alunos que chegam a essa escola, não apresentam condições de acompanhar o conteúdo, por falta de habilidade,principalmente, no campo da matemática.
Assim, concordamos com o autor, quando afirma que o problema está na falta de um planejamento que elabore um mapa das demandas domercado, para que não haja excesso ou falta de mão de obra qualificada, bem como, na falta de investimento na educação Fundamental e Ensino Médio. Enquanto não forem tomadas essasprovidências, continuaremos a ler e ouvir dos principais jornais do país que, há vagas de emprego, mas falta mão de obra especializada, e por esse motivo, temos que importá-las.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escassez na mão de obra qualificada
  • A escassez da Mão de Obra Qualificada
  • Falta de mão de obra qualificada
  • Apagão de mão-de-obra qualificada
  • Mao de obra qualificada
  • mão de obra qualificada
  • Falta de mao de obra qualificada
  • mão de obra qualificada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!