Resenha Do Texto Persona Gr Fica Cap Tulo 8 Do Livro A Vida Digital Do Arquiteto Nicholas Negroponte

667 palavras 3 páginas
Resenha do texto “Persona Gráfica”, capítulo 8 do livro “A Vida Digital”, do arquiteto Nicholas Negroponte

Na introdução o autor apresenta a origem do conceito de computação gráfica interativa a partir da tese de doutorado do Ivan Sutherland (Sketchpad) em 1963, que foi o precursor da tecnologia encontrada atualmente nas mesas gráficas.
Porém este conceito ficou de lado durante dez anos porque o foco de estudos das pessoas da época e do próprio Ivan estavam canalizadas para sintetizar imagens realistas, o que favoreceu o desenvolvimento de tecnologias de processamento independente.
Não obstante, tal tema foi utilizado pelo autor como fonte de pesquisa a respeito do entendimento da intenção gráfica de uma pessoa. Ele aborda a dificuldade de se criar um sistema de interação gráfica capaz de reconhecer vários usuários e seus traços de personalidade. Hoje em dia com a precisão das mesas gráficas atuais este problema não é mais tão sentido pelos usuários, um exemplo é o sistema do reconhecimento de escrita manual que apresenta um nível de precisão satisfatório (hand writing).

CHANFRADURAS INACEITÁVEIS

Nesta sessão o autor aborda o problema da utilização de um único bit por pixel que gerava deformações visíveis em alguns caracteres visualizados na tela do computador, tais como as deformidades nas letras S, W e O quando escritos em caixa alta. O autor previu que a solução para tal problema seria que os softwares e hardwares utilizassem mais bits por pixel em conjunto com um processamento que possibilitasse um processo de alinhamento corretivo. Hoje em dia com os monitores de alta resolução este problema só pode ser sentido quando observamos imagens de má qualidade ou estes mesmos caracteres aumentados várias vezes.

ICONOGRÁFICOS

O conceito de ícone que hoje se encontra arraigado na mente de todo usuário de computador teve sua origem muito antes que o primeiro computador pessoal fosse sequer projetado. Sua origem remonta o século IV a.c, onde Smonides Disséos

Relacionados