Resenha do texto Para além da inveja do tenis

Páginas: 2 (355 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Texto "Para além da inveja do tênis"
Autor: Renato Ribeiro
O texto tenta explicar o porque dos assaltos e das mortes em assaltos, por causa de tênis de grife, da década de 90. E, nosdias de hoje, podemos fazer uma "ligação" com as manifestações, que ocorreram em junho de 2013, e os rolezinhos.
O termo 'Para além da inveja do tênis' explica como algo supérfluo, comoum tênis, algo para conforto, pode mobilizar paixões que a luta por grandes necessidades da vida nem sempre desperta.
Nas manifestações de maio e junho de 2013 marcaram uma grandenovidade em nosso país, pois vimos multidões indo as ruas para traduzir suas necessidades, suas carências, seus desejos em política, tais como a educação, a saúde, o transporte, a segurança e oemprego.
Os rolezinhos voltam a lógica do tênis(lógica do consumo), onde os jovens vão aos shoppings para clamar sua integração na sociedade de consumo, querem desfrutar do prazer, assimcomo pessoas de sua idade fazem. Usando um "charme" nisso, que inclui o verbo "pegar" (de ficar, beijar).
3 características do rolezinho, de acordo o autor: 1º são ações coletivas e nãoindividuais. 2ª as convocações claramente repudiam o crime. Os rolês são chamados para serem atos não-violentos. 3º são atos políticos. com ou sem consciência disso, os participantes sereúnem para exigir direitos.
Essas manifestações são um fenômeno social de uma parcela da sociedade.
A classe C ou a nova classe média.
Antes essa classe não tinha acesso á informação, amesma tecnologia que a classe A e B tem. E agora querem mostrar que podem fazer parte, que podem se "misturar", entrar, na classe A.
O autor quando parece que esta defendendo a inclusãosocial, na verdade, ele esta criticando por essa inclusão ser pela lógica de consumo e dizendo que isso já chegou no limite. Que essa inclusão deve ser feita pela educação e cultura.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Para além da inveja do tênis
  • resenha do texto o campo semantico da avaliação mais alem das definiçoes
  • Resenha do texto “Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico.”
  • Resenha sobre o texto Neoliberalismo e Educação de Sonia Alem Marrach
  • Texto intimidades alem dos jardim
  • Além da imaginação
  • Fichamento do texto muito alem das sensações
  • O texto além das palavras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!