RESENHA DO TEXTO “NOTRE DAME DE PARIS: A MÚSICA DA CATEDRAL PARISIENSE NOS SÉCULOS XII E XIII E SEUS CRIADORES.”

945 palavras 4 páginas
RESENHA DO TEXTO “NOTRE DAME DE PARIS: A MÚSICA DA CATEDRAL PARISIENSE NOS SÉCULOS XII E XIII E SEUS CRIADORES.”

TARUSKIN, Richard. “Notre Dame de paris: Parisian Cathedral Musica in the Twelfth and Thirteenth Centuries and its makers.” in Oxford History of Western Music. Vol.1 Music from the Earliest Notations to the Sixteenth Century. New York: Oxford UP, 2005.

Richard Taruskin é um musicólogo americano, historiador e crítico musical que escreveu sobre a teoria da performance, música russa, música dos séc. XV e XX, entre outros temas (WIKIPEDIA).

O autor abre o texto discorrendo sobre “o complexo catedral-universidade”, comentando sobre Paris, colocada como capital intelectual da Europa no final do século XII. Dentre as circunstâncias que a levaram a esse lugar de indiscutível destaque, é citado o processo de urbanização, que teria provocado um “declínio da importância dos mosteiros como centros de aprendizagem e uma rápida ascensão no prestígio das escolas das catedrais”. Pelo crescimento e consolidação dessas escolas catedráticas deu-se o início das universidades, cuja Universidade de Paris é apontada como “a primeira grande universidade norte-europeia” e de longe a maior. E nesse “inusitado estabelecimento real/papal eclesiástico/educacional”, acoplado a catedral e Notre Dame, foi desenvolvido um “igualmente inusitado estabelecimento musical”. Taruskin coloca que os documentos musicais abrigam um “corpo imponente de cantos polifônicos”, que “ultrapassam vastamente seus predecessores em qualquer dimensão – extensão, tessitura e número de vozes”, e que eram “tão ambiciosos quanto a catedral para o qual foram compostos”.
Entretanto os manuscritos de tais obras não possuem atribuições de autoria, logo não se conhece os nomes de seus autores. Porém, o autor apresenta alguns documentos ligados a Universidade de Paris que possibilitam o levantamento de informações sobre os compositores e a música realizada na Catedral de Notre Dame. Dos autores citados

Relacionados