Resenha do texto LAGE, M. C. S. M. A conservação de sítios de arte rupestre.

Páginas: 3 (608 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2014
Maria Lage, no texto “A Conservação de sítios de Arte Rupestre”, aborda um assunto tanto um quanto polêmico, que é, como o próprio nome diz, a conservação de sítios de Arte Rupestre. “Salvaguardar opatrimônio Cultural e ao mesmo tempo apresentá-lo ao público torna-se por vezes um grande paradoxo.” (p. 104). A autora aborda vários pontos, como: a matéria prima utilizada nas pinturas, depósitosde alteração, suporte das rochas, a conservação feita nos sítios de Piauí e o turismo nesses sítios.
Segundo a autora, os pigmentos utilizados nas pinturas são diferentes em cada região, pois seutilizavam materiais providos do local. Mas é possível encontrar também, dois tipos de pigmentos da mesma cor na mesma região, como na Serra da Capivara, que há dois tipos de branco. Vale ressaltar tambémque nem sempre a cor atual é a cor original, na Toca dos Veadinhos Azuis, foram originalmente pintados de pretos e com a ação do tempo ganhou um tom azulado na pintura.
A ação do tempo causa tambémdepósitos de alteração, que podem ser classificados em orgânicos e minerais. Sendo os orgânicos ninhos de vespas, raízes de plantas, etc. E minerais são na verdade eflorências salinas, formadas porsais inorgânicos, comuns no Piauí.
Lage não poderia deixar de citar um dos pontos principais para se pensar na conservação desse tipo sítio: o suporte. Não há muito que se fazer para conservar quandoa própria rocha é propicia a degradação e se encontra exposta a sol e chuva. A radiação solar degrada esses suportes em duas maneiras, degradando a coloração das pinturas e altas temperaturas dasrochas, bastante prejudicial para a obra.
Qualquer trabalho de conservação não é fácil, conservação de sítios de Arte Rupestres são mais difíceis ainda, por cada sítio ser diferente. Para começar a otrabalho é necessário buscar o conhecimento de profissionais diversos, principalmente da área biológica, para se fazer um estudo do sítio. Com a intervenção feita na Serra da Capivara, no sítio Toca da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O,S e M
  • C O N T R A T O D E C O M P R O M I S S O
  • I M P U G N A Ç Ã O A O S D O C U M E N T O S
  • Resenha A Arte Para Al M Da Est Tica
  • Resenha Ningu M De Ningu M
  • Qual escopo do grau de c m
  • M S COLETIVO
  • Trabalho De R S M A

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!