Resenha do texto GREENE, Jack P. , “ Reformulando a identidade inglesa na América britânica colonial

Páginas: 3 (724 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2014




UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

Licenciatura em História – EAD
UNIRIO/CEDERJ

AD2–Segunda Avaliação à distância- 2013-1ºsemestre
DISCIPLINA: História da América I
Coordenação: Anderson de Oliveira


Nome: Monique Souza de Almeida dos Santos
Matrícula: 12116090109
Polo: Miguel Pereira








TAYLOR,William Bayard. Haciendas coloniales en el valle de Oaxaca, In História Mexicana. v. 23 nº 2. Out/Nov ,1973.p 284- 329. Ed: El Colegio de México.

O artigo publicado em 1973 na Revista de HistóriaMexicana traz aos leitores, estudantes de História e historiadores, as possíveis documentações históricas sobre a formação das fazendas coloniais no Vale do Oaxaca e a partir das análises das mesmas há dese considerar as exceções para entender algumas nuances sociais e de cunho econômico da sociedade colonial da localidade citada. O texto traz mapas e também índices estatísticos colhidos principalmentedos livros de inventariados e de contas das fazendas m questão. Algumas explicações para as reconfigurações sociais no Vale são atreladas à geografia local. E partindo de alguns pressupostos físicosdo Oaxaca, como a incidência de chuvas reveladas também através da geografia, o autor delimita as produções agrícolas das mesmas fazendas, objeto central da pesquisa. A descrição é o método maisutilizado na estrutura textual. O autor lança mão de exemplos concisos para explicar as relações de partilhas de bens e de matrimônio determinando as imagéticas históricas sobre o recorte temporal. Valeressaltar que durante o artigo de Taylor há uma riqueza\de detalhes destacados como relevantes para a compreensão entre os tipos de fazendas no Vale e o tipo de emprego da mão de obra.
Taylor entendeque a falta da conservação das documentações por ele utilizada, não o permite uma aproximação temporal concisa. E ainda defende que diante de tantas formas de peonagens e relações trabalhistas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reformulando a Identidade Inglesa Jack Greene 2
  • América Colonial Inglesa
  • Resenha A América latina na época colonial Schuartz e Lockhart
  • América Colonial
  • America colonial
  • América Inglesa
  • America Inglesa
  • America colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!