Resenha do texto gestão do conhecimento no brasil: uma visão da academia

Páginas: 4 (759 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011

Autoria: Andrea Cherman, Sandra Regina da Rocha-Pinto
Resenha:
Considerado como um tema de interesse crescente na área de gestão empresarial, a gestão do conhecimento foi analisada por Scarbroughe Swan por meio do modelo de modas e modismos. O artigo seguiu o modelo do autor Abrahamson que utilizou da teoria da difusão da inovação de Rogers para descrever essa difusão de tecnologiasadministrativas na busca de otimizar o desempenho organizacional. Este modelo de modas e modismos se caracteriza por imitação como principal fator de impulsão à sua adoção, ou seja, analisando a emersão desdea década de 80, da tecnologia de gestão empresarial, a adoção de inovação trata-se realmente de uma necessidade no complexo contexto competitivo pós-industrial, ou seria apenas uma moda da gestãoempresarial?
Desse modo, o trabalho buscou replicar e analisar o trabalho de Scarbrough e Swan, acerca de investigar a difusão e a adoção do movimento de gestão do conhecimento, com base na teoria dedifusão de inovação de Rogers no contexto brasileiro.
A difusão é um tipo especial de comunicação, relativa com a disseminação de mensagens, as quais são percebidas como novas idéias. A difusão pode serconsiderado também como definido por Rogers sendo o processo por meio do qual a inovação é comunicada, e essa inovação é uma idéia, uma prática ou um objeto percebido como novo pelo indivíduo.Portanto a difusão é um importante fator, responsável por criar o conhecimento e reduzir a incerteza acerca da adoção da inovação.
A taxa de adoção da inovação, por sua vez é determinada, pela forma comoas características dessa inovação são percebidas pelos membros do sistema social (conjunto inter-relacionado de indivíduos, grupos informais, associações, organizações, instituições, etc.). Asinterações sociais ou interesses econômicos dentro do grupo são processos redutores da ambiguidade acerca da adoção da inovação, além de serem os aspectos responsáveis pela sua difusão ou rejeição segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão do conhecimento: uma visão estratégica
  • Gestão do Conhecimento Visão Celular
  • Gestão do conhecimento: uma visão executiva
  • Resenha do texto A Experiência do Conhecimento
  • resenha do texto produ o do conhecimento
  • Resenha do texto a produção do conhecimento e temas afins no brasil: uma análise téorica
  • BRASIL GESTÃO DO CONHECIMENTO
  • Resenha gestão do conhecimento e competência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!