resenha do texto: FICHAMENTO DO TEXTO: História Geral do Brasil/ Maria Yedda Linhares (Organizadora). – 9ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 1990 -13ª Reimpressão.

529 palavras 3 páginas
FICHAMENTO DO TEXTO: História Geral do Brasil/ Maria Yedda Linhares (Organizadora). – 9ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 1990 -13ª Reimpressão.

FICHAMENTO DO TEXTO: História Geral do Brasil/ Maria Yedda Linhares (Organizadora). – 9ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 1990 -13ª Reimpressão.

Fichamento apresentado a disciplina História do Brasil I, ministrada por Solange Rocha, do curso de História, pela Universidade Federal da Paraíba.

No ano de 1750, a américa portuguesa vivenciou um momento crucial, cujos efeitos seriam um prenúncio da separação ocorrida com a metrópole. Nesse ano, se deu o chamado Tratado de Madri, que motivado pelo grande aumento populacional no interior, foi o primeiro a legitimar a longa fase de expansão do domínio português e chegava a uma extensão semelhante à atual. Nesse mesmo ano, se deu ao mesmo tempo o auge e o início do declínio da produção aurífera brasileira, que trouxera grandes efeitos integradores, como o surgimento de uma rede urbana de relativa densidade e consistência no interior do continente.
Sob o império de José I de Portugal, Marquês de Pombal exercia seu comando sobre o governo português com extrema mão de ferro, caracterizando-se por uma retomada do controle metropolitano dos mecanismos comerciais e fiscais relativos ao mundo colonial, manifestados na criação das companhias de comércio, que recuperaram o controle lusitano sobre a exportação na metrópole e na América portuguesa, a partir de um grupo reduzido de comerciantes portugueses próximos à máquina estatal.
Sofrendo influência dos movimentos e ideais iluministas e em resposta à oposição dos religiosos ao Tratado de Madri (cujos efeitos viriam a resultar na chamada Guerra dos Guaranis (1754 - 1746), Pombal procurou um maior controle do ensino jesuíta, confiscando suas terras e garantindo um maior controle do estado.
O período correspondente às últimas décadas do século VXIII e

Relacionados