Resenha do texto: definições contemporâneas da análise do comportamento

Páginas: 7 (1717 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2013
A Análise do Comportamento tem por marco inicial a obra científica e filosófica de Skinner, e é reconhecida hoje como uma orientação também metodológica em Psicologia. Considera-se também a própria história da Análise do Comportamento de fundamental importância para a definição de suas características atuais.
Diferente das concepções mentalistas anteriormente adotadas para esclarecer as questõestipicamente abordadas pela Psicologia, o objeto de estudo da Análise do Comportamento é o próprio comportamento, sendo este a interação observável entre organismo e ambiente. Sob uma visão do que se obtém entre estímulos e respostas do sujeito observado, o objetivo dessa ciência é, portanto, a previsão, o controle e interpretação comportamental.
Segundo esta nova ótica, orientaram-se tambémnovos métodos de se produzir conhecimento, como por exemplo o Experimental. Por conta disso, a Análise do Comportamento foi também denominada Análise Experimental do Comportamento, o que não seria propriamente adequado, devido à vasta gama de atividades abrangidas pela Análise do Comportamento, que vai além da experimentação.
A própria Análise do Comportamento foi se desdobrando em diversas práticase ampliando seus campos de atuação, o que acarretou certa dificuldade na classificação de suas subdivisões e em sua denominação, que sofreram transformações ao longo de sua história - o texto apresentado foca-se, portanto, nesta questão. A princípio, as publicações originadas de trabalhos realizados neste âmbito geraram confusões quanto a seus títulos que, ora enfatizavam mais as pesquisas, oravalorizavam mais os métodos aplicados, ora sugeriam que esse braço científico seria essencialmente teórico. A partir daí, a preocupação com os diversos ramos que a Análise do Comportamento alcançava e sua caracterização se tornou mais latente e foi discutida por vários teóricos e cientistas do comportamento.
Também o braço teórico-metodológico, no que diz respeito aos fundamentos filosóficosiniciais da Análise do Comportamento foi discutido quanto à sua denominação. Leigland (2001) comenta um artigo de Moore (2001), evidenciando o termo Behaviorismo como insuficiente para designar a abordagem psicológica dos trabalhos de Skinner, pois esta seria ambígua reducionista. Já Hayes e Hayes (1992) consideram o termo Behaviorismo radical – assim denominado pelo próprio Skinner - comoinsatisfatório. Todas essas argumentações reafirmaram a reflexão filosófica como parte das diversas atividades do analista do comportamento.
Hawkins e Anderson (2002) discutiram a respeito da diferenciação entre ciência e prática – pesquisa e aplicação - em Análise do Comportamento. Dividem, portanto, as atividades exercidas por esta ciência em quatro categorias, podendo estar interligadas ou não. Seriamestas: Análise Conceitual do Comportamento, Análise Básica do Comportamento, Análise Aplicada do Comportamento e Prática do Analista Comportamental. Esta caracterização, ao mesmo tempo que difere a produção de conhecimento da aplicação, reconhece diversas outras ações que podem ser exercidas pelo analista do comportamento.
Moore e Cooper também tentam explicar e destacar estas diferenças entre aoferta de serviços e a pesquisa, e ainda sugerem que as práticas de análise do comportamento variam ao longo das atividades e vão de uma preocupação com o conhecimento fundamental a uma maior preocupação com a aplicação deste conhecimento. Apesar de apresentar uma visão semelhante à Hawkins e Anderson alguns trechos do artigo indicam divergências como, por exemplo, quando ignoram a referência aanálise conceitual do comportamento como um “papel” a ser desempenhado pelo analista... Com essa resistência, somente ao final do artigo eles reconhecem a Análise Conceitual do Comportamento como uma quarta dimensão da Análise do Comportamento, atribuindo-a a função de “informar os outros domínios” sobre questões teóricas e filosóficas e introduzindo-a em sua maneira de pensar.
Seguindo por uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ResenhaDefinições Contemporâneas da Análise do comportamento
  • Resenha perspectivas contemporâneas em análise organizacional
  • resenha do texto o campo semantico da avaliação mais alem das definiçoes
  • Resenha do texto “GESTÃO DE PESSOAS E SEU CONTEXTO NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA”
  • Resenha texto “Uma face contemporânea da barbárie” J.P.Netto
  • Resenha do texto: “DIMENSÃO RITUAL DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO”
  • Análise de Conjuntura (mini resenha de texto de Herbert de Souza)
  • Resenha do texto “Mapeamento dos modelos de análise de políticas públicas”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!