Resenha do texto: comunicação publicitária no cenário pós-moderno – o exemplo da campanha life’s for sharing de judite inês bersch e andré iribure rodrigues

3815 palavras 16 páginas
Resenha do texto: Comunicação publicitária no cenário pós-moderno – o exemplo da campanha Life’s for Sharing de Judite Inês Bersch e André Iribure Rodrigues

Priscila Firmino de Mesquita

Nova Iguaçu,
2011

Trabalho a ser apresentado ao curso de Administração como requisito para obtenção de nota na disciplina de Comunicação Empresarial.

COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA NO CENÁRIO PÓS-MODERNO – O EXEMPLO DA CAMPANHA LIFE’S FOR SHARING

Introdução

A sociedade ocidental contemporânea nos apresenta um cenário de constantes transformações, ante as quais somos provocados a repensar os conceitos relativos às práticas da comunicação.
Fala-se hoje em uma sociedade e em um Sujeito pós-modernos, cujas principais características são fragmentação, efemeridade e incerteza. O indivíduo passa a assumir comportamentos diferentes em diferentes contextos sociais.
No campo tecnológico, o desenvolvimento contínuo e incessante de novas possibilidades de comunicação, principalmente o surgimento de plataformas digitais e interativas facilitam a comunicação à distância e provoca o indivíduo a se adaptar a uma realidade marcada pela multiplicidade e pela fluidez, modificando sua forma de compreender a comunicação, o entretenimento e o consumo. A internet, em especial, oferece ampla variedade de ferramentas por meio das quais o indivíduo troca informações com as comunidades em que está inserido, como redes sociais, serviços de mensagem instantânea, e redes de microblogging, por exemplo.
As transformações decorridas dessa nova realidade impactam diretamente as estratégias de comunicação publicitária, pois o produtor deve se adaptar a um contexto em que esse consumidor se transforma de receptor da mensagem em interagente do processo de construção da mesma mensagem.
O exemplo em questão é a campanha Life’s for Sharing, desenvolvida no primeiro semestre de 2009 pela agência de publicidade Saatchi & Saatchi para a filial britânica da empresa de telefonia

Relacionados