Resenha do texto "As mil e uma noites polifônicas " de André Dias

Páginas: 4 (865 palavras) Publicado: 1 de julho de 2014
Resenha do texto “As mil e uma noites polifônicas” de André Dias.

Inicialmente o autor fala de suas experiências literárias quando criança e suas descobertas depois de adulto. Relembra ashistórias que lhes eram contadas e desenhos animados que assistia na TV. O autor conclui que as histórias sempre mostravam a luta contra o “mal” e o final feliz com mocinhas indefesas. Relembra que nocarnaval as suas imaginações tomavam corpo e forma.

Destaca que quase trinta anos depois teve um novo encontro com as histórias d’As mil e uma noites, mas desta vez, com novas traduções. O autor relata,para sua alegria e satisfação, que a partir de 2005 chegava pela primeira vez no Brasil uma tradução dos contos de Sahrazad feitas diretamente do árabe para nossa língua pelo empreendimento de MamedeMustafá Jarouche. Isso o aproximou mais efetivamente desta cultura rica e diversa.

Ele afirma que o desenvolvimento dessas idéias evitou o exagero do exotismo e zelou pela busca de significaçõesque revelassem a atualidade das narrativas d’As mil e uma noites. Apresenta também os resultados das inquietações geradas ao longo do novo processo de leitura instaurado no presente que já nascefadado a se transformar em passado.

O autor começa por definir literatura dentro do contexto das narrativas d’As mil e uma noites, dizendo que é mais um discurso sobre o real e como tal, não serestringe somente ao texto escrito, mas a uma representação gráfica empobrecida da linguagem oral, tendo em vista que todos os contos encontrados vêm da tradição oral de narrar e só muito tempo depois é queforam escritos.

André Dias diz que é importante em qualquer discurso ter em conta quem fala, saber para quem se fala e de que local cada sujeito do discurso está falando.

Os contos que constituemAs mil e uma noites possuem um caráter polifônico- que expressa o discurso de múltiplas vozes- são identificadas pelo menos três que assumem o papel de narradores da obra.

A primeira destas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do texto “A Cidade da Noite Apavorante”
  • Mil e uma noites
  • as mil e uma noite
  • as mil e uma noites
  • Um dia A noite
  • Literatura Árabe: Mil e Uma Noites
  • Resumo do conto as mil e uma noites
  • Livro Das Mil E Uma Noites Vol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!