Resenha do texto: Alugar, não comprar de Viktor Papanek

853 palavras 4 páginas
Resenha do texto: Alugar, não comprar de Victor Papanek

No nono capítulo de Arquitetura e Design - Ecologia e Ética, Victor Papanek faz uma análise dos padrões de comportamento e valores das três facetas em que ele divide o planeta: sociedade ocidental, Leste Europeu países em desenvolvimento. Em seguida o autor discursa sobre possíveis atitudes a serem tomadas frente às questões levantadas.
A apreciação que o autor faz da sociedade ocidental é que está cada vez mais inserida num ciclo do consumo excessivo, motivado pela publicidade presente em filmes, programas de TV e notícias, sustentando a chamada “era do desejo”, onde todos são convencidos de que suas necessidades mais básicas são preenchidas por objetos, e estes chegam até mesmo a atrofiar capacidades humanas.
Um bom exemplo desse poder da publicidade e da indústria de atrair à “era do desejo”, é a frase de Steve Jobs: “As pessoas não sabem o que querem até que você mostre para elas.”. Jobs é presidente da Apple, empresa de eletrônicos cujos produtos esgotam mesmo antes mesmo de chegarem às prateleiras, na fase de pré-venda. Enquanto os países que compõem os fragmentos da União Soviética tentam compensar o tempo em que foram impedidos de consumir além do que fosse estritamente necessário, buscando se juntar a classe consumidora. De maneira semelhante, os países em desenvolvimento que se encontram na miséria e carência, já foram conquistados pelo desejo do consumo através da presença do turismo e da TV.
Todo esse consumo leva a insatisfação humana, pois se levou a acreditar que o sentido da existência é trabalhar para ganhar dinheiro e poder comprar. E assim todos se tomam parte no ciclo produção-consumo-descarte que gera desperdício de recursos naturais. Os recursos naturais são o cerne do problema do consumo exacerbado, pois são limitados e diminuem cada vez mais, enquanto a população mundial aumenta e com ela, a demanda por tais bens. Por isso se torna imperativo a contenção de gastos e

Relacionados