Resenha do principe

Páginas: 3 (592 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
Nascido em Florença, no dia 3 de Maio de 1469, e falecido, também em Florença, em 1527, Nicolau Maquiavel, um grande escritor, diplomata e pensador político do século XV é o responsável pelo livro“O Príncipe”.

Escrito em 1513 e publicado em 1532, a obra é inteiramente dedicada a um príncipe da monarquia Médici. Maquiavel escreveu este livro, dizendo ser um manual de como ser um bompríncipe, como manter- se eficiente durante sua jornada, e, ao decorrer da obra ele da dicas e mostra como conquistar o povo, como agir diante deles, entre outras situações.

Dividido em 26 capítulos,Maquiavel inicia sua obra mostrando os vários tipos de Estado e como são instituídos, explicando o principado hereditário e o adquirido, além de dizer como um príncipe consegue conquistar o poder atravésde sua virtude e/ou fortuna. Neste primeiro capítulo, quando o autor da obra explica sobre o principado hereditário ele pontua que os inimigos do príncipe são aqueles que se sentiram ofendidos com aocupação do cargo. E, também apresenta problemas que supostamente não tem soluções, porem no decorrer da obra é apresentado soluções para os problemas e aconselha o leitor, que supostamente é opríncipe.

Para o príncipe que queira reinar, Maquiavel recomenda várias coisas, e algumas delas são: O príncipe deve defender os mais fracos, conquistando a confiança do povo ( o que ainda ocorre hoje emdia, quando um prefeito ou presidente deseja ganhar as eleições, eles realizam várias obras, e melhorias curtas para a vida dos humildes, conquistando o voto e ganhando o cargo desejado.); O candidatoao cargo também deve seguir os passos de grandes homens e inspirar-se em suas realizações.

Sempre dando conselhos e mostrando o que julga melhor para o príncipe fazer, Maquiavel mostra um modo deagir não muito justo, que não agrada muito a população, e este modo diz que quando um príncipe conquista o cargo através da fortuna, ele não esta bem preparado, o que resulta num curto tempo no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha O príncipe
  • Resenha-O Príncipe
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha o principe
  • Resenha o principe
  • RESENHA O PRINCIPE
  • Resenha de O Principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!