Resenha do módulo IX do Progestão

391 palavras 2 páginas
BRUNA BISPO DOS SANTOS

MEMÓRIA

UBATÃ-BA
NOVEMBRO/2013
MÓDULO IX – COMO DESENVOLVER A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA

O módulo IX tem como tema central a Avaliação Institucional. Ele é dividido em cinco unidades, onde são apresentados os princípios, as finalidades e objetivos, a metodologia, as etapas de operacionalização, implementação do processo de Avaliação Institucional ao projeto pedagógico da escola, e depois como interpretar e utilizar os dados obtidos.
A avaliação institucional é fundamental para uma gestão significativa, pois a escola é avaliada constantemente em todos os aspectos por todos os segmentos da sociedade de maneira informal. Uma vez sistematizadas, tais opiniões dão o suporte necessário para traçar o perfil da escola, destacando o que está bom e o que pode ser melhorado.
A finalidade da avaliação institucional é a melhoria da escola como um todo, isto é, do ensino, da aprendizagem e da gestão da instituição e pode ser considerada uma estratégia para inserir a escola e o sistema educacional no compromisso com a transformação social. Para que ela – a Avaliação Institucional ocorra de fato é necessário conhecer seus princípios e finalidades, envolver a comunidade educativa, selecionar métodos básicos para a elaboração, aplicação, organização e interpretação de instrumentos de coleta de informações sobre a escola. E por fim utilizar os resultados de avaliação no processo de aperfeiçoamento do projeto pedagógico da escola.
Os envolvidos – agentes internos e externos - na AI (Avaliação Institucional) devem assumir a avaliação instituição e seus resultados como um processo global, sistemático, competente, participativo, legítimo e contínuo. É necessário criar uma cultura na qual o processo de avaliação institucional faça parte do dia a dia regular de todos na instituição, incorporada, internalizada, nos sujeitos do processo pedagógico e da

Relacionados

  • Portfolio
    10382 palavras | 42 páginas
  • 2006 ALBUQUERQUE Eliriane D UFSC
    72922 palavras | 292 páginas
  • PPP unico
    39699 palavras | 159 páginas
  • Undime
    62369 palavras | 250 páginas