Resenha do mopece

1248 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
PROGRAMA PLATAFORMA PAULO FREIRE
CAMPUS IV
LICENCIATURA EM BIOLOGIA
ACADÊMICA – CINTIA ALVES

MÓDULO DE PRINCÍPIOS DE EPIDEMIOLOGIA PARA O CONTROLE DE ENFERMIDADES (MOPECE)
Saúde e doença da população

JACOBINA – BAHIA
MAIO 2012
ACADÊMICA – CINTIA ALVES

MÓDULO DE PRINCÍPIOS DE EPIDEMIOLOGIA PARA O CONTROLE DE ENFERMIDADES (MOPECE)
Saúde e doença da população

Resenha Crítica apresentada a Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Programa Plataforma Paulo Freire, como forma de avaliação parcial do componente curricular Parasitologia, ministrada pela docente Laura Emanuela.

JACOBINA – BAHIA
MAIO 2012
Módulo de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Módulo 2: Saúde e doença na população/Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde, 2010. 48 p.: il. 7 volumes.

A presente resenha trata-se do Módulo de Princípios de Epidemiologia para Controle de Enfermidades (MOPECE), o qual aborda aspectos relevantes das epidemiologias básicas do Brasil.

Logo na primeira parte do módulo em estudo, os autores fazem um enfoque epidemiológico que centraliza nas doenças agudas, particularmente nas transmissíveis, permitindo conhecer seu comportamento e assim, decidir a melhor maneira para o controle da mesma, permitindo avanços do conhecimento e controle das doenças transmissíveis, reduzindo sua morbilidade e mortalidade, beneficiando populações em risco nos países desenvolvidos, porém segundo Reingold a erradicação das doenças infecciosas não parece possível em um futuro previsível.

Neste âmbito, compreende-se que doenças transmissíveis são causadas por agentes infecciosos e podem ser chamadas de emergentes e reemergentes, sendo que a doença emergente é transmissível em humanos e ameaça

Relacionados