RESENHA DO LIVRO “ÉTICA E MORAL” - LEONARD BOFF

537 palavras 3 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

RESENHA DO LIVRO “ÉTICA E MORAL” - LEONARD BOFF
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

CAMPINAS
2014

Em seu livro, Leonardo Boff aborda temas relacionados com a evolução do Homem até os dias de hoje, questionando pontos importantes que afetam ao ecossistema e o próprio Homem retratando a Ética e a Moral sob quatro pontos de vista, divididos nos seguintes capítulos:
1. Ética: a doença e seus remédios;
2. Genealogias da ética;
3. Virtudes cardeais de uma ética planetária;
4. Guerra e paz.

Boff abrange todos os pontos importantes para a sociedade atual, assim como os riscos dessa evolução na Ética e Moral além de explicitar a necessidade de rever determinados conceitos.
O autor mostra os riscos que afetam o planeta e o futuro da humanidade devido à atividade humana auto-destrutiva, muitas vezes baseada em conceitos que, como afirma Boff, devem ser urgentemente revisados, caso contrario existe até o risco de extinção da vida na Terra.
Quanto à questão de genealogias da ética, Leonardo aponta a religião e a razão como caminhos fonte de ética e moral. Segundo o autor, a ética é a parte da filosofia, estatui princípios e valores que orientam as pessoas e sociedades. Dizemos que uma pessoa tem caráter e boa índole quando se orienta por princípios e convicções.
A moral pode ser considerada a parte da vida concreta. Trata do comportamento das pessoas na prática que são expressados por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos. Uma pessoa é moral quando age conforme os costumes e valores impostos. Estes podem ser questionados pela ética (segue os costumes até por conveniência), mas não necessariamente ética (obedece a convicções e princípios).
Ao decorrer do livro, o autor também indica a necessidade de elaboração da chamada ‘ética mínima’, capaz de tratar da interdependência entre todos os fenômenos que afetam

Relacionados

  • dicionario
    171603 palavras | 687 páginas