Resenha do Livro "“A Coragem de Escolher – o núcleo essencial de tudo o que escrevi” Fernando Savater

1386 palavras 6 páginas
UNESP
Ética Profissional I

Resenha do Livro
“A Coragem de Escolher – o núcleo essencial de tudo o que escrevi”
Fernando Savater

Thaís Vianna (Noturno)
Denise Cardoso (Manhã)

Serviço Social
2º Noturno

1º Semestre/2014

A Coragem de Escolher

O que define o ser humano? O livro “A Coragem de Escolher” começa com uma reflexão sobre o princípio do homem. Segundo o autor, esse princípio encontra-se na ação. No entanto, Aristóteles assegura que atuar deve ser algo mais do que alimentar-se e reproduzir-se. Ao contrário de outros viventes, o homem não está totalmente programado pelos instintos. O que difere os seres humanos dos demais animais é a razão. O cérebro é o órgão específico da ação, pois conhece, delibera, avalia e decide.
Por isso o homem tem o poder de escolha.
É possível escolher como e quando atuar, mas é forçoso atuar. Atuar é escolher e escolher consiste em conjugar adequadamente conhecimento e imaginação. Ou seja, esta conjunção de elementos faz com que a ação seja voluntária.
Tanto Aristóteles como outros filósofos, considera que há que partir sempre de algum desejo humano para que a nossa decisão seja inteligível. É o nosso desejo que motiva as nossas ações: atuamos para cumprir o plano de vida que queremos. São as necessidades, os deleites, o compromisso, os projetos de vida e as experimentações que explicam o porquê de ter sido tomada qualquer decisão.
“Nunca é importuno pensar e atuar com inteligência e não há razão para deixar o histérico nome de
Dever ou de Auto-sacrifício ao que é simplesmente uma arte feliz e um compromisso racional.” O capítulo 4
“Entre o Bem e o Mau” começa com esta reflexão de George Santayana. O capítulo resume-se ao conceito filosófico mais sério que se opõe a liberdade humana: o destino. O que é o destino? O não escolhido que escolhe por nós.
“A liberdade nasceu como um privilégio e assim permaneceu desde então. A liberdade divide e separa. Separa os melhores do resto. Obtém o seu

Relacionados

  • Resenha sobre o livro: A Coragem de Escolher
    1563 palavras | 7 páginas
  • PR TICA DE LEITURA EM SALA DE AULA
    155668 palavras | 623 páginas
  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas