Resenha do Livro “Cartas a um Jovem Relações Públicas – Construindo Relacionamentos” de Lalá Aranha

1000 palavras 4 páginas
Nome: Camila de Oliveira Lewis
Disciplina: Carreiras da Comunicação
Curso: Relações Públicas
Professor: Ângelo Cruz

Resenha do Livro “Cartas a um Jovem Relações Públicas – Construindo Relacionamentos” de Lalá Aranha

O livro aborda de uma forma bastante envolvente a história de uma profissional de Relações Públicas, a Lalá Aranha, desde sua -quase instintiva- opção pela profissão, até algumas de suas experiências profissionais. O texto é de fácil compreensão visto que utiliza uma linguagem bem apropriada para o jovem estudante que recém está tendo contato com o mercado de Relações Públicas. A leitura é bem explicativa e amigável, tendo como pano de fundo um tom de conversa e bate papo através de uma personagem, a Luiza. A Luiza nada mais é do que a figura fictícia de uma estudante na qual a Lalá conversa e troca experiências. E é justamente este tom informal que deixa a leitura ainda mais interessante.
Ao iniciar, o livro tem como primeiro capítulo a escolha da Lalá pela profissão e o universo de dúvidas que permeia todos, ou quase todos, os estudantes de RP. Fala sobre a incerteza do real escopo que é pertinente a profissão.
A Lalá aborda também a o perfil ideal do profissional, onde o mais surpreendente e menos esperado na minha opinião, é fato de que para ela o RP tem de ser uma pessoa discreta, ao contrário do que o senso comum pode supor. Ilustra muito bem a necessidade desta discrição justamente pelo fato de que o RP detém informações estratégicas das corporações. Achei a colocação muito perspicaz.
Dentre algumas de suas passagens por diferentes empresas, cita alguns clientes chave como a Coca Cola Brasil e a Shell. Descreve com maestria e simplicidade como a relação de cumplicidade entre clientes e RP’s pode fazer toda a diferença no sucesso da construção de uma imagem positiva de uma corporação. Da mesma forma, argumenta o quão vital é essa cumplicidade para a escolha de estratégias assertivas e funcionais . Também no âmbito da

Relacionados

  • Antropologia
    145584 palavras | 583 páginas
  • A escrita da história
    145585 palavras | 583 páginas