Resenha do livro “Arte contemporânea: uma introdução” de Anna Cauquelin. Ed. Martins, 1ª Edição - 2005 - 170 pág.

300 palavras 2 páginas
Resenha do livro “Arte contemporânea: uma introdução” de Anna Cauquelin. Ed. Martins, 1ª Edição - 2005 - 170 pág.

Cauquelin, em seu livro, “Arte contemporânea: uma introdução”, trás o sistema da arte para uma discursão numa divisão do sistema , nos mostra algumas características da arte moderna e a arte contemporânea, nos revela o sistema da arte, do relacionamento da arte e o mercado, sua estrutura, suas funções, trás duas partes: os regime das artes e as figuras e modos da arte contemporânea. Nos mostra todo funcionamento desse sistema da arte, o papel dos agentes que o compõem ( o produtor e o comprador, críticos, publicitários, curadores, as instituições, os museus e outros). Segundo a autora, associa o moderno ao gosto pela novidade, como uma recusa do passado, seria nessa mesma época, em meados do final do século XIX, que a instituicao acadêmica passa a um segundo plano, devido das mudanças desse período, a rigidez que tratava os padrões artísticos, enfim , dessa modernidade.
Esse novo regime de consumo gerou esse novo sistema de arte, onde aparecia funções que possuíam atividades particulares.
Todas essas novas visões sobre a arte, gerou uma certa comunicação, uma rede, onde os artistas, antes ligados a um era industrial, passam a uma era tecnológica, trabalhando assim esses valores artísticos numa universalidade, uma espécie de onipresença artística, onde é possível um artista estar em vários lugares ao mesmo tempo. Mas a autora aborda não somente esse fator positivo, em seu texto nos evidencia alguns problemas para essa era tecnológica como, a redundância, uma banalizacao e a saturação das obras artística. Esse movimento de ruptura pode ser visto através de personagens importantes chamados de embreantes, Cauquelin nos trás os embreantes(Marcel Duchamp, Andy Warhol e Leo Castelli) como uma forma de uma referencia a dois modos temporais, a mensagem e seu enunciador.

Relacionados