Resenha do livro Ïntrodução a Geomorfologia" FLORENZANO

413 palavras 2 páginas
No primeiro capítulo, Introdução a Geomorfologia, do livro “Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais” de 2008, a autora Tereza Gallotti Florenzano busca contextualizar e apresentar conceitos básicos sobre a ciência geomorfológica.
Nesse sentido a autora apresenta um caráter introdutório a cerca dos estudos sobre geomorfologia, o objeto de estudo, as implicações na sociedade, a evolução das escolas e das tendências no estudo da geomorfologia, utilizando imagens,fotos e esquemas a fim de facilitar o entendimento de alguns fenômenos geomorfológicos.
A princípio Florenzano define Geomorfologia “como a ciência que estuda as formas de relevo, sua gênese, composição (materiais), e os processos que nela atuam.” Demonstra a importância da abordagem para as outras ciências e a relevância do relevo e os processos naturais na ocupação humana.
A autora enfoca no primeiro capítulo o objeto de estudo da geomorfologia e seus conceitos, os exemplificando. O primeiro objeto abordado é a morfologia, no qual utiliza-se os conceitos de morfografia, descrição qualitativa das formas do relevo pela aparência, se as formas caracterizam montanhas, depressões, planícies, planalto, suas diferenciações e variações, e morfometria aspectos quantitativos do relevo, relacionadas a comprimento, declividade, densidade,medidas de altura, largura, superfície, volume, altura absoluta e relativa, curvatura e frequência das formas.
O segundo objeto trata-se da morfogênese que abrange a origem e a transformações das formas resultantes dos processos endógenos e exógenos atuantes no relevo, sendo os movimentos sísmicos, vulcanismo, magnetismo, ou seja os movimentos internos da Terra aqueles que caracterizam os processos endógenos. Já os processos exógenos são movimentos de ação na superfície da Terra (causas externas) como água, vento, o próprio homem, oscilações de temperatura, ou seja, intemperismo físico, químico, biológico, erosão e acumulação.
O terceiro objeto a morfodinâmica diz respeito

Relacionados