Resenha do livro: O que é patrimônio histórico

Páginas: 9 (2106 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
Resenha crítica sobre o livro:

O livro “O que é patrimônio histórico” define a questão da preservação do acervo do patrimônio natural, cultural, artístico e da população de determinada região. A preservação consiste sobre valores e interesses diferenciados, a busca da preservação dependem do entendimento em relação ao seu valor histórico e social.

PATRIMÔNIO CULTURAL:
Aconcepção relatada de Patrimônio Cultural, apresentada pelo francês VarineBoham, divide didaticamente em três categorias para compreendermos o que significa Patrimônio Cultural, o que elenca os bens ligados à natureza formam de uma maneira abrangente o Patrimônio Natural. Outro grupo citado são os elementos não tangíveis ligados à capacidade de sobrevivência humana, as técnicas do saber e ao saberfazer. E o terceiro elemento que Lemos aponta o mais importante de todos são os bens culturais que englobam toda a sorte das coisas, objetos, artefatos, e construções obtidas a partir do meio ambiente e do saber fazer.

ARTEFATO:
Para falarmos em artefato devemos sempre relacioná-lo com o meio ambiente e o elemento humano, artefato de consumo imediato e que o objeto isolado nãoé parte de uma época social. Os artefatos em sua particularidade perderam-se suas características para a produção em série, que as indústrias produzem em larga escala. Lemos também afirma que Mário de Andrade interpretou o contexto urbano como algo a ser conservado. Porém, devido às constantes transformações nos traçados urbanos existe à dificuldade de preservação.

POR QUE PRESERVAR?Para manter viva a memória social. Hoje está diretamente ligado ao turismo e ao setor econômico, para induzir e aquecer esse mercado que cresce através do público que desejam viver e conhecer tais conceitos, o patrimônio às vezes é criado de uma forma artificial para serem explorados, gerando assim, riquezas para o local; mas em contra partida perdessem de tempo em tempo culturas de um povo emdesvantagem a exploração econômica pela indústria do turismo.

O QUE PRESERVAR?
No Brasil, em relação o que preservar foi definido por Mario de Andrade realçando o que se entende por Patrimônio Artístico Nacional, apresentando projetos que de uma forma mais contundente sugere iniciativas do governo e autoridades governamentais, todas as artes foram elencadas por Mário de Andrade, vindoposteriormente à criação do SPHAN, que define que Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é o conjunto dos bens móveis e imóveis existente no país e cuja conservação seja de interesse público, incluindo os bens preserváveis os monumentos naturais e os sítios e paisagens.

COMO PRESERVAR?
Baseada na Conferência de Atenas, 1931, indica como preservar, favorecendo as partes quesofreram danos em seus longos anos, jamais deverão imitar as originais. A partir da Carta de Veneza, que expõe as ordens de restauração, conservação e outras interferências, é que iniciamos os procedimentos a serem seguidos.
O Compromisso de Brasília, 1970, trazem medidas técnicas para fortalecer e como preservar, sabe que o autor sugere dois caminhos a seguir, primeiro planejar os projetos derecuperação e revitalização, sendo sempre de interesse documental ou artístico e o outro caminho é intervir no imóvel de interesse social, deixando claro e transparente que com o decorrer dos tempos o Brasil encontrará seu melhor fundamento na questão de como preservar seu patrimônio Natural e Cultural.

DESCREVA O CONTEÚDO:
O Autor nos deixa claro que nosso patrimônio histórico não é apenasformado por cidades e monumentos, outros objetos, como livros, cartas, fotografias, costumes, jeitos que marcam uma época inclui no acervo cultural e artístico. E este acervo deve ser preservado, mesmo sendo por iniciativa particular, colecionadores, entidades públicas, documentários para não perdermos a memória arquitetônica e cultural do Brasil.
Patrimônio cultural imaterial é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha livro O que é patrimonio historico
  • Resenha sobre o livro: O que é patrimônio histórico?
  • Resumo do Livro O que Patrimônio Histórico
  • Resenha
  • Resenha critica patrimonio historico
  • Resenha patrimônio histórico e cultural
  • resenha do livro o que patrimonio
  • Livro: patrimônio histórico e cultural – haroldo leitão camargo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!