Resenha do livro "o que é cinema?"

Páginas: 11 (2562 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2013
Jean-Claude Bernardet introduz o seu tema, no livro “O que é cinema” descrevendo e nos mostrando uma ida ao cinema, desde a escolha do programa a ser feito e a censura, até os trailers e qualidade do som e imagem. Depois nos revela que todo esses aspectos descritos, somado a alguns outros, são os que constituem o complexo ritual ao qual chamamos de cinema, mas que, no entanto costumamos pensar sócomo a estória passada na tela, excluindo todo o resto que é envolvido nesse processo. Então, ele inicia o seu texto a partir de perguntas que o próprio responde adiante.
O primeiro ponto que Bernardet comenta é sobre a questão de o cinema conseguir levar realidade ao que está passando na tela, tornando a imagem, algo não real, em verdadeiro durante toda a projeção do filme. Esta característicaé conhecida como impressão da realidade, que o autor define como provável responsável e base do grande sucesso do cinema. O cinema realizou o sonho de captar imagem em movimento, o que era buscado há muito tempo. Essa realização só foi possível devido a grande pesquisa na captação de movimento, e a burguesia que desenvolvia diversas máquinas, a fim de facilitar seu domínio, até que desenvolveram amáquina que captava movimento.
Consequentemente através da arte do cinema, numa compreensão mais forçada, se reproduziu a realidade e também a própria visão humana. Considera-se forçada, pois se sabe que o cinema não traz esses aspectos de fato, no entanto funcionou para aumentar o seu poder de dominação, porém é algo que é dito desde o começo: cinema como reprodução da realidade. Essareprodução da realidade ou não é um embate que foi construído no decorrer dos anos e ainda acontece, onde um lado defende o cinema como reprodução do que é real e outro que não se prende a isso e valoriza o conteúdo do que é passado nos filmes. Esse embate é um processo histórico e, portanto está aberto à diversas interpretações, visto que a sociedade muda. Nesta primeira parte Jean-Claude nos apresenta deforma bem direta como surgiu cinema, nos revelando sua importância e debates que o cercam, já saindo do pensamento de que cinema é só a história que passa na tela.
O ponto seguinte a ser abordado também ajudou ao cinema conseguir um certo poder dominante, é o fato dele ser facilmente veiculado através de cópias, possibilitando sua transmissão simultânea em diferentes lugares, multiplicando seupúblico. Essa multiplicidade de cópias e de público estabelece um retorno mais rápido do que o teatro, por exemplo, sendo possível assim, investir financeiramente mais numa produção de cinema. Este fator ainda facilita a criação de um mercado internacional para as produções cinematográficas, e partir disto o ele revela como funciona a questão de dominações de certos centros em relação aos paísessubdesenvolvidos, onde se apresenta a questão da língua, que no Brasil é um exemplo significativo, devido à dominação que o filme estrangeiro, seja culturalmente e até fisicamente, exerce no espectador. Neste aspecto o autor traz um lado que muitas vezes não é explicado para o público, o que nos faz concordar de que todo meio de comunicação em massa pode funcionar como um aparelho controlador, mesmoque não se tenha a intenção, pois nos países periféricos o filme estrangeiro é mais fácil de ser veiculado, já que só é necessário a compra de cópias, e não o investimento de dinheiro.
A partir dessa facilidade pelas cópias o cinema se estabelece como uma mercadoria, e o autor nos revela o que é a mercadoria cinematográfica e como que funciona sua rotatividade, que após um determinado períodopassou a ser da seguinte forma: o produtor aluga a cópia, participando da renda do exibidor, e mediando essa relação há o distribuidor, o qual só é responsável pela negociação das cópias. Percebemos assim o estabelecimento do processo cinematográfico, em termos de mercado, que está presente até os dias de hoje.
A linguagem cinematográfica é o próximo ponto a ser explicitado. Nem sempre foi como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha – livro o cinema e a produção
  • Resenha do livro: A Mise En Scène No Cinema
  • Resenha do livro cinema moderno-ismail xavier
  • Resenha do livro Cinema brasileiro: Propostas para uma história
  • Resenha Cinemas
  • Fichamento "O que é cinema?" do livro "Cinemas Novos"
  • Resenha de "Cinema, Narrativa e Subjetividade"
  • Resenha sobre Cinema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!