Resenha do livro o que é urbanismo

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
RESENHA DO LIVRO: O QUE É URBANISMO.
UM TURBILHÃO DE COMPLEXIDADES
A ideia que temos da cidade atual é o transtorno no trânsito, muitos veículos, muitos prédios, enfim uma movimentação seguida de muita poluição junto de trabalhadores andando de lado para outro, ou seja, característica de uma cidade aglomerada, construída em pequeno espaço, porém tudo isso depende de cada espaço que é marcadopor devido a cultura, economia e outros aspectos.
Então a cidade muito mais de um conjunto de grandes prédios, de concentração de poder e onde se manter relação de troca, portanto quando começamos a observar a sua organização deparamos uma problemática que é o urbanismo.
Urbanismo é muito mais que abertura de ruas, praças, parques é um todo envolvendo, uma organização geral.
CIDADE: PASSADO,PRESENTE E FUTURO
Urbanismo é o estudo de compreensão de uma cidade.
A definição clássica
 A característica inicial do urbanismo está diretamente relacionada com o contexto social e histórico da época. Quando houve a transformação das cidades europeias, no momento em que a população rural dirigem-se rumo as fábricas que surgiam nas velhas cidades.
O urbanismo, desde sua origem tem a preocupaçãode cuidou de dar soluções aos problemas originários dos fluxos migratórios (campo-cidade) e do agrupamento nos grandes centros.
Então urbanismo surge para um planejamento urbano, visando instruir o crescimento oriundo das migrações.

Um novo conceito
Urbanismo esta ligado diretamente com a sociedade e seu espaço.

URBANISMO: ESPAÇO E SOCIEDADE

Sabendo que espaço e sociedade são distintatemos que avaliar o seu contexto, pois não devemos dizer que o espaço é espelho de sua sociedade, contudo não devemos esquecer de aspectos como econômico, político, tecnológico, cultural, geográfico e climático, ou por outra, temos q identificar cada aspecto para organizar.

Espaços e sociedades: formas de relação
Observa-se que pode a sociedade permanece e o espaço mudar e vice-versa.
Ourbanismo como instrumento imprescindível de análise e, principalmente, de atuação nas cidades sóse desenvolve por meio das "formas" como se estabelecem as relações. Estas podem ser classificadas em:
* Funcionais
* Sensitivas
* Imaginativas
Ela não ocorrem isoladamente mas em combinação entre si.
O espaço e modificado conforme sua necessidade em relações funcionais.

O URBANISMOMODERNO E A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL

O urbanismo sofreu varias mudanças conforme o tempo, e para compreender cada período devemos compara-los. Classificando cada época em:
* Clássico;
* Medieval;
* Renascentista;
* Moderno.

Podemos dividi cada período em:
* A civilização agrícola;
* A civilização industrial (século XVIII);
* A civilização da informação.

A cidadeatravés dos tempos
A civilização agrícola se destaca por pequena parcela da população, vivendo a maioria no campo, realizavam a relação de troca entre eles e o que importava era proteção dos moradores, ataque de outra tribo, proteção do território e de suas riquezas.
A civilização industrial denominada também como moderna existia nessa um maior concentração de população e um maior numero deatividades. Então a preocupação era com acomodação de numero elevação da população e com o transporte de pessoas e de mercadorias, tanto para fabricas quanto para os mercados, ate chegar aos habitantes.
Foi com a revolução industrial que essa sociedade transformou-se, mudando aspectos de consumo e visão de mundo diferenciando do homem medieval. Então a preocupação básica recairá sobre a adaptação dosespaços para abrigar esta nova sociedade.

Assim essa transição de período medieval para o período industrial começa um preocupação ao pensar na cidade, um problema urbano. Os modelos de civilização viviam no mesmo espaço, gerando a ideia die verdadeiro caos.

A vitória do mundo industrial
Havia dois grupos claramente identificados:
Os conservadores: que ansiavam a um retorno da civilização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Livro: O Urbanismo
  • Resenha Urbanismo
  • Resenha critica ao urbanismo baseada no livro da autora Françoise Choay.
  • resumo do livro urbanismo
  • resumo livro O URBANISMO
  • Teoria do urbanismo. RESENHA OS MISERAVEIS
  • Resenha MARICATO Urbanismo Na Periferia
  • resenha o urbanismo de choay

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!