Resenha do livro o príncipe nicolau maquiavel

Páginas: 15 (3544 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
1. Introdução

O presente trabalho pretende apresentar e discutir algumas ideias da famosa, polêmica e imortal obra de Nicolau Maquiavel: O Príncipe.
Nascido na Itália de 1469, em Florença, Maquiavel exerceu diversos cargos públicos, desde os mais simples a Segundo Chanceler da República. Administrava os negócios e relações externas e assessorava embaixadores sempre acreditando na necessidadede justiça e das armas como garantia do Estado e seus governantes.
Com o retorno dos Médici ao poder, Maquiavel foi acusado de sedição, preso e torturado. No exílio encontrou as condições para escrever o Príncipe, dedicando essa obra espetacular a Lorenzo II, o Magnífico, filho da cada dos Médici.
Foram justamente as condições políticas, econômicas e sociais da Itália no final do século XIV einício do século XV que levaram Maquiavel a produzir esse livro.
Durante séculos a Itália fora o centro do mundo, mas a partir da queda de Constantinopla o ciclo econômico foi saindo do Mar Mediterrâneo e passando para o Atlântico, com destaque para Portugal. A Itália passa então pela perda de sua hegemonia e riquezas, sofre importante redução do seu capital e poder, com inúmeras lutas internasentre as Cidades Estados.
Por meio de sua obra, Maquiavel revolucionou a história das teorias políticas, afastando-se da escola medieval e aproximando-se do modo de pensamento do renascentismo, marcado por uma análise mais racional e efetiva da sociedade.
Refletindo sobre as circunstâncias e condições que levam os príncipes a se manter no poder, Maquiavel disserta sobre vários aspectos dapsicologia humana, traços estratégicos de comando para os Príncipes, objetivando sobretudo orientar a conduta do novo Príncipe da Itália para que não seja apenas mais um reinado transitório.
O Príncipe teve diversas interpretações ao longo da história, e por mais que tenha sido criticado e usado como manual de prática política, muitas vezes com uso de má-fé, servindo como justificativa para atosamorais, ele venceu o tempo, em virtude da sua inquestionável contribuição ao campo das ideias e do pensamento.
Assim, o presente trabalho visa resumir e expor algumas das ideias de Nicolau Maquiavel em O Príncipe.

2. Resenha Crítica

Maquiavel inicia o livro dedicando-o a Lorenzo de Médici, o Magnífico, a quem espera passar o fruto de sua experiência, o conhecimento das ações de grandes homens,bem como, tudo aquilo que aprendeu na carreira pública.
Nota-se que o principal objetivo de Maquiavel ao escrever o livro é orientar o novo dirigente da Itália. Maquiavel fora Chanceler da República e tinha experiência no governo, além disso, inspirou-se na história de outros reinados objetivando que seu livro inspirasse e conduzisse o novo Príncipe da Itália a um governo bem sucedido, já quepor longos anos o país fora o centro do mundo com o Império Romano e, nos tempos de Maquiavel, não tinha o mesmo poder e riqueza. A Itália, no auge do renascimento, estava dividida em principados de pequeno porte, fraca militarmente e politicamente.
Segundo Maquiavel, em todos os Estados o poder é exercido por meio de repúblicas ou principados. Os principados ou são hereditários ou são estadosnovos anexados pelo Príncipe aos seus domínios.
Os principados hereditários apresentam menos dificuldades de governo que os novos, pois o povo já está acostumado com a soberania de uma linhagem. Já os novos, os principados mistos, trazem como dificuldade a substituição do poder, em que uma nova autoridade nem sempre é aceita.
Neste ponto, Maquiavel ressalta a importância do governante obter oapoio popular sem o qual não terá êxito ao governar.
Caso o Estado novo seja da mesma província e possua a mesma língua, ele mais facilmente será submetido, sobretudo, por não estar acostumado com a liberdade. Basta fazer desaparecer a linhagem do Príncipe que dominava a região e manter as mesmas condições antigas, sem disparidades de costumes, não alterando as leis, nem os impostos para o novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel
  • RESENHA DO LIVRO: O PRÍNCIPE DE NICOLAU MAQUIAVEL
  • Resenha do livro "o príncipe" de nicolau maquiavel
  • Resenha sobre o livro "o príncipe"-nicolau maquiavel
  • Livro o principe de nicolau Maquiavel
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha de o príncipe de nicolau maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!