RESENHA DO LIVRO O MURMÚRIO DOS FANTASMAS, CAPITULO II "OS FRUTOS VERDES OU A IDADE DO SEXO" (BORIS CYRULNIK).

3071 palavras 13 páginas
Resenha do livro O murmúrio dos fantasmas, Capitulo II "Os frutos verdes ou a idade do sexo" (Boris Cyrulnik).

Narrar não é retornar ao passado
Narras para si mesmo é importante para compor a própria personalidade e isso provoca um prazer estranho. A evocação de momentos felizes provoca um retorno da felicidade. Lembrar-se de um momento doloroso provoca uma desconcertante emoção de bem-aventurado pesar. Essa singularidade que permite compreender a função da narrativa interior: tornar a assumir a emoção provocada pelo passado e remaneja-la para torna-la uma representação de si intimamente aceitável.
Esse trabalho tem um efeito duplo: função de identidade – “Sou aquele que passou por estes e aqueles acontecimentos…”; e a função de remanejamento das emoções - “Agora consigo suportar a ideia que não conseguia antes…”. A ação de narrar permite à pessoa se constituir em sujeito íntimo e a narração convida a assumir seu lugar no mundo humano compartilhando sua história. Após esta etapa, o paciente pode se olhar de frente e reintegrar-se à sociedade.
Narrar não se trata de retorno ao passado, pois isso é impossível. O locutor faz uma representação para si mesmo do real e partilha com seus parceiros de cultura. O resultado é que as narrativas íntimas ou culturais podem construir no mundo psíquico o equivalente de apego seguro, quando os vínculos precoces foram mal formados.

Toda narrativa é uma ferramenta para construir seu mundo
Algumas pessoas com feridas graves na alma permanecem severamente ligadas ao passado, outras criam uma história interior necessária para a sobrevivência psíquica, fragilizando a carapaça dos seus refúgios racionalizados. O acontecimento é aquilo que fazemos com o que nos acontece: um desespero ou uma glória.
A narração pode modelar a emoção de forma muito diferente segundo a atitude de quem escuta e o contexto cultural. O que não impede que a estrutura da narrativa do ferido revele o sentimento que experimenta. Mas a emoção de seu

Relacionados