Resenha do livro: O mundo Antigo: Economia e Sociedade

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 11 de março de 2014

Maria Beatriz B. Florenzano é graduada em História, Mestra em Arqueologia Mediterrânea, pela Universidade de São Paulo (1973). A primeira edição de seu livro O Mundo Antigo: Economia e Sociedade foi em 1982, sendo que esta resenha é da 10º edição publicada em 1990.
O tema do livro é a economia e sociedade da civilização Greco-Romana e abrange o período aproximadamente do século X a.C. ao Vd.C. O livro é iniciado com uma introdução onde à autora explica o objetivo do livro, que como ela mesma diz cita “questões que marcam mais especialmente a economia e a sociedade na antiguidade greco-romana; por um lado, o caráter do regime de propriedade e as formas de exploração da terra; por outro lado, as formas de trabalho, a escravidão e a relação entre homem livre e escravo.” (pg8). A autoratambém fala sobre a importância que a arqueologia teve na reconstrução da vida cotidiana da época, através de escavações e descobertas de objetos e materiais que contribuem para que possamos ter uma idéia de como as pessoas viviam, já que as fontes escritas não ajudam muito, pois são “escassas, desiguais e lacunosas” (pg8).
Na primeira parte da obra a autora fala sobre a Grécia focando nascidades/estados Atenas e Esparta, mas deixando claro que “cada cidade tinha seu ritmo próprio.” (pg10). Maria Beatriz B. Florenzano começa falando dos poemas homéricos que tiveram um papel fundamental através das informações neles contidos, sobre a economia e a sociedade, sendo dois poemas a Ilíada e a Odisséia, porem ela lembra que “dos dois poemas é a Odisséia que nos oferece as informações maisimportantes sobre a economia e a sociedade” (pg14). A Odisséia nos fornece indicações a respeito da obtenção de escravos e das obrigações do senhor e das senhoras, e também mostra a estrutura familiar chamada de OIKOS que eram formados por um chefe guerreiro, os outros da família e também pelos servidores, escravos; os bens imóveis e os bens móveis. O trabalho dos OIKOS na verdade era realizado pelosescravos, obtidos através de assaltos e saques; lembrando que esses escravos eram mulheres e crianças, pois os homens eram mortos, sendo que a autora não nos fala sobre o motivo da opção por mulheres e crianças, mas me arisco a dizer que talvez isso acontecesse devido às mulheres serem mais frágeis, e assim uma revolta ou tentativa de fuga, se tornaria menos provável, (porem deixando claro queesse pensamento é apenas uma opinião minha).
Neste período a movimentação econômica sobrevivia de pilhagem e saques, e também havia os escravos privilegiados que tinham a confiança de seus senhores, e acima disso apesar da situação de serem propriedades eles possuíam a proteção do seu senhor. Alem dos escravos avia o teta que estava em um nível mais abaixo por que apesar de ser livre, ele nãopossuía absolutamente nada e segundo a autora isso mostra que a posição social do individuo não dependia apenas de sua liberdade.
A autora diz que “o grego possuía sentimento contraditório pelo trabalho, admirando apenas os trabalhos habilidosos”, ou seja, o grego não gostava de trabalhar, ele apenas admirava quem o fazia.
É no período arcaico que se cria a Pólis, as leis são codificadas e os cidadãoscomeçam a participar da política.
No período clássico a civilização grega atingiu o seu apogeu. “sendo sua época de maior grandeza” (pg37).
Depois de falar sobre esses períodos a autora foca em Atenas e Esparta mostrando como se deu o seu desenvolvimento social e econômico destas, e falando também sobre a relação de trabalho do homem livre e escravo. E em seguida ela fala sobre odeclínio das pólis gregas e os fatores que levaram a isso, sendo alguns deles a guerra contra Esparta, e “as pólis que por sua vez não tinha recursos necessários a sustentação de exércitos profissionais para se defenderem” (pg54).
Na segunda parte da obra a autora fala sobre a Roma que segue o mesmo inicio dos gregos, sendo que uma das diferenças é que enquanto os gregos havia muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • Resenha O fim do mundo antigo
  • Resumo O Egito Antigo: Economia e Sociedade
  • Resenha do livro "Como vejo o Mundo"
  • Resenha Livro Um Mundo Sem Pobreza
  • Resenha do Livro " Mundo dos Jornalistas"
  • Livro- O Mundo de Sofia-Resenha
  • Resenha do livro Cidadãos do Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!