RESENHA DO LIVRO - O ESTRANHO CASO DE Dr. JAKYLL E Mr. HYDE

1718 palavras 7 páginas
RESENHA DESCRITIVA
Autor - Wanderley Pereira dos Santos*

Referencia bibliográfica

Stevenson, Robert Louis Balfour. O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Rio de Janeiro:Clássicos Econômicos Newton, 1996. Título original: The Strange case of Doctor Jekyll and Mister HydeII. London; 1886. Tradução: Mário Fondelli. Editora Newton Campton Brasil Ltda, 1996.

Descrição DA OBRA

A obra de Stevenson contém aproximadamente 100 páginas distribuídas em uma introdução, na cronologia da vida e das obras do autor e 10 capítulos temáticos.
A referida obra está distribuída em um pequeno índice temático onde são expostos os referidos capítulos com a paginação, a sequência cronológica dos fatos, bem como o subtítulo de cada capitulo.
Inicia-se pela introdução, seguindo pela cronologia da vida e das obras do autor e a partir daí a sequência dos capítulos: 1. A história da porta; 2. À procura de Sr. Hyde; 3.O Dr. Jekyll estava absolutamente tranquilo; 4. O crime Carew; 5. O episódio da carta; 6. Grave incidente com o Doutor Lanyon; 7. O episódio da janela; 8. A última noite; 9. A história do Doutor Lanyon; 10. Relato completo do caso escrito pelo Doutor Henry Jekyll.

Resumo da obra

“O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde” é um romance escrito pelo autor escocês Robert Louis Balfour Stevenson e publicado originalmente em 1886. A obra trata sobre um advogado londrino chamado Gabriel John Utterson, que investiga estranhas coincidências entre seu velho amigo Dr. Henry Jekyll, e o intrépido e desconhecido Sr. Edward Hyde.
A obra é conhecida por sua representação da vivência do “fenômeno de múltiplas personalidades”, envolvendo-nos em nossos sentidos, que dentro de uma mesma pessoa existe tanto uma personalidade boa quanto personalidade má e, ambas convivem muito distintamente uma da outra.
O impacto desta obra na sociedade inglesa do século XIX foi tal, que se tornou parte do jargão inglês, com a frase "Jekyll e Hyde" passando a ser usada para se referir a uma

Relacionados