Resenha do livro o cidadão de papel

Páginas: 3 (542 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
Resenha do livro O Cidadão De Papel - Gilberto Dimenstein

O livro traz um retrato social das mazelas do Brasil, nos apresentou esse país de contrastes tão grandes. Uma das maiores economias doplaneta e, ao mesmo tempo, um dos lugares mais socialmente injustos para se morar. As notícias divulgadas nos jornais todos os dias, vistas por muitos de nós como contingência de um sistema, ou seja,como algo contra o qual não adianta lutar, constituem a base e a referência para esse exame minucioso.
Dimenstein procurou focar sobre as questões sociais e seu impacto na vida dos pequenos brasileiros,das crianças. Partiu da Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos mostra, ao longo das páginas de seu livro, como estamos distantes da aplicação prática de elementos básicos e fundamentais paraque possamos conceder a nossas crianças e jovens um mínimo de dignidade.
Quando falamos em dignidade em termos práticos abordamos questões como educação, habitação, alimentação, saúde, lazer,trabalho, consideração e respeito.
Se falta dinheiro para conseguir comida, muitas famílias colocam seus filhos nas ruas e exigem que eles consigam, de alguma forma, obter os recursos necessários e, aovoltar para casa (quando ela existe), contribuir com os pais e irmãos.
Se a criança está na rua, engraxando sapatos, vendendo balas nos semáforos das grandes metrópoles, se prostituindo nas esquinasmais movimentadas dos grandes centros urbanos, catando restos em lixões, cometendo pequenos furtos ou cheirando cola, ela definitivamente está muito longe de onde realmente deveria estar, a escola.
Sea escola não é parte constante da realidade de uma criança ou de um adolescente, as probabilidades dessa criança ter boas chances no futuro são ínfimas, ou seja, extremamente reduzidas. Sem livros,alimentos, interação com professores e colegas num ambiente arejado e saudável, é pouco provável que essa pessoa consiga abandonar as ruas, se integrar ao mercado de trabalho, formar família, prover...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro "O cidadão de papel"
  • Resenha
  • Resenha sobre o livro: O Cidadão de Papel de Gilberto Dimenstein
  • Livro cidadão de papel
  • Fichamento do livro O Cidadão de Papel
  • Resumo do livro cidadão de papel
  • O cidadão de papel
  • Livro Cidadão de Papel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!