Resenha do livro - A Reportagem, de Nilson Lage

Páginas: 6 (1451 palavras) Publicado: 2 de julho de 2013


Nilson Lage publicou em 2005, pela Editora Record, a quinta edição do livro “A reportagem: teoria e técnica e pesquisa jornalística” que reúne a experiência de 45 anos de prática do jornalista e professor brasileiro. Nele Lage faz um apanhado geral de todo o campo da reportagem desde a função do repórter, passando pela produção de pauta, relacionamento com a fonte e com o entrevistado. Aindarelaciona a profissão com a ética, abordando a reportagem especializada bem como a pesquisa jornalística, até chegar na notícia assistida por computador e comentando a formação universitária dos jornalistas. O autor procura por meio de uma forma bastante didática conceituar as técnicas básicas da reportagem, apresentando exemplos e comentando-as. Durante todo o livro é os exemplos seguem deacordo com o jornalismo impresso, radiofônico e televisivo.
Inicialmente Nilson Lage toma partida em identificar o repórter como sendo o personagem mais importante na produção de notícias, sedo ele o responsável por estar onde o leitor ou ouvinte não puder estar. Antes, porém ele procura apresentar um contexto histórico afim de situar o leitor de onde onde o repórter veio, para melhor compreensão deonde o ele está nos dias atuais. Passeia pelas diversas fases da reportagem, do publicismo até o jornalista como testemunha e técnica. Explica como profissional deve decodificar a informação e transmiti-la com o mínimo de ruído possível e também da forma mais imparcial quanto puder.
Seguindo por uma ordem didática o autor trata de explicar o que é uma pauta e ao longo do capítulo dá dicas decomo formulá-la. Comenta sobre os tipos de pauta como as sazonais, atuais e as que podem sobrar para a próxima edição sem perder a validade. Acrescenta ainda a importância de não se ater a paradigmas como que jovens são irresponsáveis ou que uma metrópole é violenta porque essa pode não ser a percepção verdadeira. Logo deve-se ter a mente aberta para cada fato não se atendo a nenhum preconceito queo repórter possa ter.
Novamente Nilson Lage apropria-se da história para falar a respeito da fonte. Cita como exemplo jornais em até meados do século XX para que pudesse ser obtida informações de locais distantes repórteres eram colocados nos portos, aeroportos e estações ferroviários para entrevistar passageiros que vinham da Europa, da América do Norte, países vizinhos ou até mesmo de outrasregiões brasileiras com a finalidade de obter informações com pessoas envolvidas em algum evento de interesse público. Além de exemplificar fundamenta teoricamente o conceito de emissão e recepção de mensagens através do modelo de comunicação de “Shanon e Weaver” (1949) e também o modelo criado por “George Gerbner” (1956). Neste sentido é possível explicar a comunicação entre máquinas, pois não épossível dar conta da comunicação humana justamente pela subjetividade e emoções envolvidas no processo de troca de informações. Para explicar o motivo que levaria a fonte a contar a verdade o autor elege como melhor resposta a de “Paul Grice” por meio de máximas da quantidade, qualidade relação e maneira e completa com “Bown e Levinson” com normas de polidez, prosperidade e implicação. Assimsegue ainda nomeando os tipos de fonte bem como suas características e possíveis atitudes na forma de divulgação da informação.
Chegando na entrevista que de fato é o procedimento mais clássico de apuração de informações em jornalismo. Inicialmente identifica o significado da palavra entrevista, sendo esta qualquer procedimento de apuração junto a uma fonte capaz do diálogo, uma conversa deduração variável com personagem portador de informações para o interesse público. Classifica os tipos de entrevista colocando-se na posição tanto de entrevistador quanto entrevistado. Enfatiza que em uma entrevista a estrela é o entrevistado esperando sempre da reportagem que se coloque numa posição de coadjuvante no processo da informação. Ainda apresenta boas dicas indicando que deve se estar atendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento A Reportagem Nilson Lage
  • RESUMO LIVRO NILSON LAGES
  • Resenha Livro A Prática da Reportagem
  • Nilson lage
  • Resenha Livro Machado Nílson José
  • Resenha sobre o livro A aventura da reportagem
  • Técnicas de redação
  • Linguagem jornalistica Nilson Lage

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!