Resenha do livro A Origen da familia da Propriedade Privada e do Estado

Páginas: 8 (1889 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2014
Universidade Federal de Pará
Curso de Serviço Social

RESENHA: A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.

Engels, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. 8° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

Esta resenha tem o objetivo de apresentar as principais ideias contidas nos três primeiros capítulos da obra A Origem da Família, daPropriedade Privada e do Estado (em alemão “Der Ursprung der Familie, des Privatugentums und des Staats”), de Friedrich Engels, o qual foi um grande teórico alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo cientifico ou marxismo, livro cuja primeira edição foi publicada em 1884, nele constitui-se um estudo aprofundado baseado nas descobertas de campo de Lewis Henry Morgan e em seu livro ‘’ASociedade Antiga” (Anciente Society)
No primeiro capítulo Estagio Pré-histórico de cultura é relatado o desenvolvimento do homem primitivo, que passa pelo estado selvagem, pela barbárie até a formação da família.
O estado selvagem e a barbárie se dividem em três fases a inferior, a média e a superior, elas foram se superando de acordo com os progressos obtidos pelo homem.
Na fase inferior doestado selvagem, diz-se que é a infância do gênero humano. Os homens viviam nos bosques em cimas das arvores, para fugir de feras selvagens.
A fase média se caracteriza com o uso do fogo e a implementação de peixes, moluscos, crustáceos e outros animais aquáticos na alimentação. Com essa nova alimentação os homens se tornaram independentes do clima e da localidade.
Já na fase superior vêm àinvenção do arco e da flecha, os animais caçados vem a ser um alimento regular e a caça uma das ocupações normais e costumeiras, já começam alguns indícios de residência fixa em aldeias e certa habilidade na produção de meios de subsistência.
É nessa época que o homem passa do estado selvagem para a barbárie, essa nova época, que também se divide em fase inferior, média e superior. O traçocaracterístico do período da barbárie é a domesticação, a criação de animais e o cultivo de plantas, porem a população de cada hemisfério, em virtude do clima, acaba havendo diferença de cultivo e de criação de animais de região para região, portanto casa um cai desenvolver-se de maneira particular.
Como em cada região houve um desenvolvimento diferenciado, quando chega a fase media da barbárie, no Leste(Oriente, Ásia, e Europa), começa com a domesticação de animais; no Oeste com o cultivo de hortaliças por meio de irrigação e com o emprego do tijolo cru e da pedra nas construções.
A domesticação de animais, a criação de gado e a formação de grandes rebanhos são a causa do afastamento dos arianos e semitas em relação aos demais bárbaros.
Inicia-se então a fase superior, com a fundição dominério de ferro, e passe a fase da civilização com a invenção da escrita. Essa fase só existiu no hemisfério oriental. Encontra-se aí pela primeira vez o arado de ferro puxado por animais, o que torna possível lavrar a terra em grande escala.
Com a criação da pá de ferro e o machado o homem transforma os bosques em terras cultiváveis, isso acarretou um rápido aumento da população, que se instala,densamente, em pequenas áreas e fez com que surgisse a primeira instituição da sociedade: a família.
No segundo capitulo A Família o autor retrata todas as mudanças que a família passa durante a evolução do homem, desde a família comunal até a monogâmica, desde a matriarcal ate a patriarcal.
Nos primórdios da família havia uma grande indefinição dos laços de ascendência. Os grupos familiaresviviam em tribos, e as relações se davam de maneira generalizada: filhos e filhas de irmãs eram considerados filhos pelo pai e filhos e filhas de seu irmão eram considerados sobrinhos. Em uma tribo era possível ter vários pais e mães, o único problema desse tipo de família era o ciúme do macho, um sentimento de posse q acabava acarretando em brigas internas, essa situação é superada com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de "origen da familia, estado e propriedade privada'
  • resenha Aorigem da familia da propriedade privada e do estado
  • A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado
  • A origem da familia, da propriedade privada e do estado
  • A origem da familia, da propriedade privada e do estado
  • A Origem Da Familia Propriedade Privada E Do Estado
  • Orgiem da familia da propriedade privada e do estado
  • A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!