Resenha do livro "a nausea"

Páginas: 4 (840 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Resenha do livro A NAÚSEA

De JEAN PAUL SARTRE

Como se fosse um diário esta história trata da falta de sentido das relações entre as pessoas.
Conta a históriade Antoine Roquetin um historiador que vive na França onde freqüenta a biblioteca a procura de material para escrever um livro sobre a biografia do marquês de Rollebon da Corte de Luiz XVI.
Antoine éum jovem de trinta anos, solitário, observador e introspectivo que logo no início de seu trabalho se desencanta e se sente desestimulado pela história da vida do marquês e pela sociedade da cidadeda França Bouville.
Até que ele começa sentir uma estranha sensação de aversão ao ser humano e sua condição existencial e muitos dos seus pensamentos são indigestos por se tratarem de temas sencíveisda sociedade moderna se sente medíocre e acredita que sua liberdade física e mental é inútil.
A história aborda a existência humana e o seu sentido e Antonie vive uma eterna angústia e acredita queas ocupações que os seres humanos procuram na realidade são como artimanhas para disfarçar a angústia que todo o ser humano possue.
Ele considera que não há nenhuma razão para existir e mesmo assimcomemos e bebemos para conservar nossa própria existência (p.142).
Antonie é um personagem que conturbado beira á loucura quando acredita que a existência humana é vazia sem sentido, ele acredita quepela falta de essência o ser humano se torna cada vez mais iludido e busca por vários mecanismos para que sua existência se torne mais suportável.
Ele faz uma analogia á alegoria da caverna, dePlatão, o homem imagina-se conhecedor de todo o universo, enquanto na verdade busca conhecer minuciosamente cada parte (por menor que seja).Ao se deixar tocar pela música pode ocorrer uma certa mudançade sensações no seu humor e só ela o ajuda a se lembrar do passado onde viveu muitas aventuras e então o tédio e a náusea acabam por aumentar e ele não sabe o que fazer de sua existência procurando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Poema
  • Resenha Poema A Flor E A Nausea
  • Livro “a náusea”, de jean-paul sartre
  • Resenha do Livro
  • resenha do livro
  • Resenha livro
  • Resenha de Livro
  • Resenha livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!