Resenha do livro "a guerra além dos limites"

Páginas: 8 (1830 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
LIANG, Qiao; XIANGSUI, Wang. A guerra além dos limites: conjecturas sobre a guerra e a tática na era da globalização. Beijing: Pla literature and Arts Publishing House, 1999.

A obra foi elaborada por dois coronéis integrantes do Exército da China, no final do milênio passado, ainda sob influência do contexto pós Guerra Fria. A combinação de fatos ocorridos ao longo da última década do séculoXX, a percepção de como essa combinação mudou a ordem mundial, o relacionamento entre Estados, instituições e as pessoas, a apresentação de uma nova face da guerra e as suas projeções para o futuro despertou grande interesse da comunidade internacional sobre o conteúdo da obra.
A excelente percepção sobre os acontecimentos à época e suas respectivas consequências sobre a forma de condução daguerra levaram os autores a realizar uma série de projeções sobre o que o futuro reserva para os conflitos. A princípio, esse caminho parece arriscado, por desconsiderar as inúmeras variantes e fatores que podem influenciar a guerra, conferindo ao leitor que não acompanhou os fatos ocorridos desde então até os dias de hoje um sentimento especulativo a respeito da obra.
Entretanto, algumas dessasprojeções vieram a se concretizar algum tempo depois do texto ser escrito. A queda das torres gêmeas no coração financeiro dos Estados Unidos, em 11 de Setembro de 2001, a data que mudou a história da humanidade, é o marco mais representante do novo tipo de guerra descrito pelos autores. Posteriormente, a humanidade foi vitimada com os atentados de Madri e Londres e recentemente, temos observado osconflitos ocorridos no mundo árabe contra governos ditatoriais, especificamente no norte da África e Oriente Médio, onde o poder de mobilização do povo, através da utilização das redes sociais, tem surpreendido o mundo como um todo. Esses fatos se contrapõem ao sentido especulativo da obra e a colocam com um viés visionário, quase que profético.
Talvez seja esse o grande mistério que envolve o livro,que o faz ser considerado marcante e que tem originado uma série de estudos e debates na comunidade internacional quanto à “nova guerra”.
Na sua Introdução, os autores são bastante incisivos ao afirmarem que a 2ª Guerra do Golfo mudou o mundo e que através dela a guerra em si também havia mudado, destacando que a própria natureza da guerra foi transformada. Em primeira análise, isso significauma quebra de um grande paradigma, já que é consenso que a natureza da guerra carrega consigo conceitos imutáveis como conflito de interesses, fluidez, fricção, desordem e incerteza, dentre outros. Dessa forma, é provável que a afirmação de que a natureza da guerra mudou seja exagerada e que os autores apenas quiseram enfatizar que a forma de se conduzir a guerra, a partir de então, não seria maiscomo antes.
O texto se baseia em vários argumentos coerentes, organizados de forma ordenada e racional, para alcançar a conclusão de que a forma de condução da guerra mudou. Interessante notar, que todos os argumentos provêm de fatos incomuns que ocorreram à época e que, por isso, despertaram a atenção sobre algo de novo que estava ocorrendo no campo dos conflitos. Esses fatos, alguns citados nolivro, incluem o ataque financeiro realizado por George Soros no Sudeste Asiático e a devastação causada por Morris Jr. na Internet.
Além disso, o acelerado desenvolvimento tecnológico, não somente no campo bélico, mas em toda a sociedade, ultrapassou o estágio de somente desenvolver novas tecnologias, passando a integrá-las através da tecnologia da informação, possibilitando uma infinidade decombinações, cujos reflexos no campo da guerra foram imediatamente percebidos através da introdução de novos elementos antes inconcebíveis, como os ataques financeiros e cibernéticos.
A observação dos fatos ocorridos e o entendimento das suas causas, relacionadas fortemente com desenvolvimento tecnológico, especialmente com a tecnologia da informação, levaram os autores a uma série de conclusões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro: para além da capital
  • Resenha do Livro a Arte da Guerra
  • Livro a arte da guerra
  • resenha do livro A arte de guerra
  • Resenha do livro
  • Resenha do Livro A arte da Guerra
  • Resenha Livro a Arte da Guerra
  • Resenha do livro a arte da guerra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!