Resenha do livro a construção textual do sentido

Páginas: 9 (2007 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
esenha

A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO SENTIDO





Alunos:
Bruno Evangelista Pinheiro
Francinete Gonçalves
Kléria Laisa C. Ramos
Leandro dos santos Maciel
Priscila de Souza Quaresma
Wenny Caroline Silva Araújo

Moju-Pa
2013
Resumo
A proposta deste trabalho é examinar os procedimentos de construção do texto escrito, as estratégias de interação e os efeitos de sentido. Tem porobjetivo refletir, a partir do suporte teórico da Linguística Textual, de perspectiva sociocognitivista interacional, sobre a construção dos sentidos no texto escrito. São analisadas, as estratégias textual-discursivas e os efeitos destas na produção e na construção dos sentidos. Observa-se que tais estratégias funcionam não apenas no sentido de explicitar o mais possível o sentido dos textos, mas,sobretudo, funcionam como mecanismos importantes no processo de construção dos objetos de discurso e no seu compartilhamento com o leitor.

Palavras-chave: estratégias textuais, construção de sentidos, Linguística Textual.

A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO SENTIDO
O texto resulta da influencia consciente intencional de um individuo ou de uma coletividade sob seu ambiente natural, tendo em vista obterdeterminado resultado a partir, geralmente, de uma necessidade. O mesmo se da através do conjunto de processos que visão suprir as necessidades individuais ou coletivas e para que se realize de forma eficaz, articulamo-nos sob os aspectos de: motivação, finalidade e realização. Tais processos são influenciados pela sociedade, logo, a linguagem é determinada pelos fatores sociais.
As atividadesapresentam uma estruturação interna composta por ações individuais, dentre as quais, está a principal a qual todas as demais irão articular-se e subordinar-se, de acordo com a finalidade das mesmas. De modo que as atividades humanas têm os seguintes aspectos: surgem de uma necessidade, então é estabelecida uma finalidade e um plano de atividade composta por ações individuais as quais tem de estar emconformidade com o plano prefixado, por fim, a dependência constante da situação para que possamos adaptar as ações de acordo com esta.
A teoria da atividade verbal procura nos definir a forma mais eficaz de realizar a comunicação. Segundo a qual nos baseamos para afirmar que os signos - de um modo real - tem sentido limitado, contudo, se abordarmos os mesmos sob forma de estímulos ao nossoraciocínio atingiremos o objetivo prefixado de forma plena e coesa. Nesse contexto, o que compreende basicamente ao estudo linguístico são as formas de organização da linguagem, sendo que a mesma está diretamente determinada pelas influências internas e externas do individuo, além do motivo básico da atividade e outros diversos meios (seleção de palavras, projeto gramatical, tradução e comparação devariantes sintáticas, etc.).
Logo, temos na atividade verbal um ato particular humano, atividade essa que se desenvolve por motivação em um complexo conjunto de atividades direcionadas e articuladas no objetivo final. Durante o processo linguístico e importante nos atentar para os fatores não linguísticos primordiais para o ato comunicativo.
Algumas propostas no interior da linguística textualNo processo de formulação de um texto verbal, para que seja de fácil entendimento é necessário estruturá-lo, desde a formação pré-linguistica até sua manifestação mais superficial.
Para que haja a interpretação e análise da atividade verbal, H. Isenberg usa um método de organização de textos, que possui oito aspectos. Que são:
* Legitimidade social: texto como manifestação de uma atividadesocial legitimada, pelas condições sociais;
* Funcionalidade comunicativa: texto como unidade de comunicação;
* Semanticidade: texto com a função referencial com a realidade;
* Referência à situação: texto como reflexo de traços da situação comunicativa;
* Intencionalidade: textos como uma forma de realização de intenções;
* Boa formação: textos como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • os mecanismos textuais e a construção dos sentidos
  • Resenha
  • Resenha do livro A Fascinante Construção do Eu
  • Resenha do livro a fascinante construção do eu
  • Resenha do livro a fascinante construção do eu
  • Resenha Livro Evolução: O Sentido da Biologia
  • Resenha sobre o livro "em busca de sentido"
  • resenha do livro evolução o sentido da biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!