resenha do livro Vendo Vozes

Páginas: 2 (447 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
No primeiro capítulo do livro, o autor Oliver Sacks começa o capítulo falando que não possui nenhum conhecimento erudito a respeito da surdez, porém a partir do momento que começou a ler olivro “When The Mind Hears: A Histoy Of The Deaf”, no qual foi escrito por David Wright e conta a sua própria história de vida como surdo, Oliver se interessou sobre o assunto e começou a conversar comuma amiga doutora que trabalha intimamente com surdos e logo depois ele conheceu melhor e teve mais contato com uma colega com surdez congênita.
Há Graus de surdez que devem ser observados,para não se equivocar com o termo “surdo”, afinal é um termo bastante vago. Por isso o autor trata de falar que existem as pessoas que têm dificuldade para ouvir e precisam do auxilio de aparelhoauditivo. Há também os “seriamente surdos”, muitos deles vitimas de doenças ou dano no ouvido durante a juventude e existem os “profundamente surdos”, que não têm nenhuma esperança de ouvir qualquer fala.Além disso, Oliver Sacks deixa claro que não é apenas o grau de surdez que importa, mas principalmente a idade, ou estágio em que ela ocorre.
Para Wright, autor do livro inspirador de Sacks, citadoanteriormente, ele diz que para os que ficaram surdos depois da audição estar bem estabelecida, o mundo pode permanecer repleto de sons, muito embora sejam “fantasmagóricos”. No livro há também oquestionamento a cerca se a surdez é ou não “preferível” à cegueira quando adquirida não muito cedo na vida. Oliver também explica sobre a surdez pré-linguística e a pós-linguística, pontos essenciais na horado aprendizado da língua de sinais.
Durante dois séculos existiu uma contra corrente de professores e pais de crianças surdas, com a ideia de que o objetivo da educação dos surdos deveria serensiná-los a falar. E perante esse assunto, o primeiro capítulo do livro mostra os questionamentos e os dilemas que sempre houvera e que existem até hoje, em relação à educação para os surdos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro Vendo Vozes
  • Resenha do livro: vendo vozes de oliver sacks
  • Vendo vozes (resenha)
  • Resenha do texto vendo vozes
  • Resenha vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos
  • Resenha: vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos
  • Vendo Vozes
  • Apreciação crítica do capítulo ii do livro vendo vozes de oliver sacks

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!