Resenha do Livro: Turismo Sustentável e Meio Abiente

517 palavras 3 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO.

TURISMO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE

Porto Alegre
2013

“TURISMO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE”

Autor: Reinaldo Dias
Editora Atlas S.A.

Neste livro, demonstra- se a importância de recursos naturais para o turismo e a grande necessidade de haver a conscientização do homem, para que adote posturas sustentáveis para o desenvolvimento do turismo.

Capítulo 1

Neste capítulo, é mostrado que o turismo nasce patrocinado pelo capitalismo, e, desde seu início, já adquiriu a racionalidade que o caracteriza, e, que em um primeiro momento é altamente individualista e consumidor dos recursos naturais de uma forma insustentável, assim como os demais setores da economia.

Capítulo 2

No segundo capítulo busca- se mostrar a conscientização dos problemas ambientais em diversas regiões do planeta, resultando, então, numa série de encontros internacionais que montaram um conjunto de normas, obtendo, assim, uma estrutura jurídica institucional ambiental em vários países. O processo evolui até o questionamento do modelo de desenvolvimento que abriu espaço para que surgisse uma proposta alternativa voltada para a sustentabilidade, o desenvolvimento sustentável.

Capítulo 3

Em decorrência da introdução de um novo conceito de desenvolvimento, o turismo, devagar, assume novas propostas que levam a questionar o mito de que o setor é a “indústria sem chaminés”, criado na década de 60. Também, descreve-se a evolução de um novo conceito de turismo, baseado na sustentabilidade, que é o turismo sustentável.

Capítulo 4

Aqui são expostos efeitos positivos e negativos do turismo em áreas naturais, mostrando esses impactos de vários ângulos, de uma perspectiva micro, em termos locais, a uma perspectiva macro, onde são focados os impactos

Relacionados