Resenha do livro território e historia no brasil

Páginas: 35 (8541 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
INTRODUÇÃO
Desde a independência, as elites brasileiras conceberam o Brasil como um espaço, e não como uma sociedade. E mais, como um espaço a ser conquistado, num movimento expansivo no qual as populações foram pensadas como mero instrumento desse processo de ocupação. O acerto de contas com o passado e a busca de novos paradigmas metodológicos norteou o projeto teórico dos geógrafosprogressistas no período. Um profundo e explícito debate ideológico rapidamente se constituiu no seio da geografia brasileira, expressando os diferentes posicionamentos filosóficos e partidários existentes na frente política que compunha a geografia critica. Frente também rapidamente hegemonizada pela metodologia marxista, fato que não amenizava a grande diversidade de interesses e concepções presente emseu interior. Até por imposição de método, a dimensão histórica emergia como essencial para todo esse movimento de corte acadêmico.
O autor tem como objetivo é entender o Brasil, esclarecendo as determinações geográficas de sua formação, entendendo a geografia como materialidade e como representação. Estou convencido de que a dimensão espacial recorte uma determinação básica de nossa história, eque a geografia tem grande centralidade explicativa nesse contexto. Assim, articular a consciência do espaço, as ideologias geográficas, as políticas territoriais e o espaço produzido, numa circularidade recorrente, tendo por objeto a formação histórica brasileira. Tal objetivo orienta caminhos, define interlocuções, elege temas.
CAPÍTULO I GEOGRAFIA, HISTÓRIA E HISTÓRIA DA GEOGRAFIA
Nesteprimeiro capítulo o autor busca caracterizar os dois campos disciplinares, história e geografia, e de bem equacionar suas relações e articulações. Em outras termos, cabe delimitar com clareza o universo de investigação enfocado e explicitar as motivações teorias de seu estudo, evitando o fascínio do empirismo historiográfico, postura com possibilidade de ampla difusão num campo ainda poucoexplorado no que toca o levantamento empíricos como o da história da geografia no Brasil. As visões tradicionais mais recorrentes da relação enunciada são: a primeira é da parte dos historiadores, a localização da “geografia como introdução da história”, embasada na concepção herderiana de ver a Terra como “palco” das ações humanas; e segunda visão é da parte dos geógrafos, a repisada formulação dever a “geografia como história do presente”.
Nessa discussão a primeira visão, a geografia é uma espécie de ante-ato da história, um mundo de plena naturalidade, a partir qual os grupos humanos vão construir suas culturas. O geográfico é, portanto, concebido como a qualidade do que antecede o trabalho humano, uma matéria-prima para a história. Enquanto que a segunda visão, a geografia é postacomo uma realidade pós-histórica, o domínio de uma atualidade que só pode ser apreendida funcionalmente, isto é, cujo sentido escapa aos contemporâneos, logo, à reflexão da história. A análise geografia séria, então este prolongamento funcional da abordagem histórica. Urge, portanto, repensar as articulações entre a história e a geografia.
Neste embate o autor propõem o exercício com algumasquestões para nortear a discussão como por exemplo: A história da geografia estudada na ótica disciplinar de um historiador seria igual à da análise conduzida por um geografo? Que papel deve ocupar a história numa teoria geral da geografia, e que papel deve ocupar a geografia numa teoria geral da história? Essas perguntas dessa natureza poderiam ser multiplicadas, reforçando a necessidade de muitasexplicitações teóricas antes de mergulhar nas pesquisas empírica do amplo universo de investigação que se abre para a análise historiográfica da reflexão e da prática geográficas brasileiras. Portanto o enfoque na construção da geografia material do território brasileiro como tema, ora são os discursos construídos acerca desse processo o objeto de interesse, ora, ainda, é a linguagem de que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • : RESENHA CRÍTICA, DO LIVRO A QUATÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL
  • A questão do território no brasil resenha
  • Resenha do livro: o brasil: território e sociedade no início do século xxi
  • Resenha livro o que faz do brasil, brasil?
  • Resenha do livro O que faz o brasil Brasil ?
  • Resenha Livro o que faz BRasil brasil
  • Resenha do livro o positivismo no brasil
  • Resenha do livro planejamento no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!