Resenha do Livro Tambores Silenciosos

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Tambores Silenciosos (Prêmio Erico Verissimo de Romance em 1975)
Josué Guimarães nasceu em São Jerônimo no dia 7 de janeiro de 1921. Ele ficou famoso por causa de seus romances, e já no jornal daescola escrevia cerca de seis artigos por edição e apresentava peças teatrais de sua autoria no final do ano. Antes de completar vinte anos de idade mudou-se para São Paulo e trabalhou como ilustradore redator, simultaneamente. Foi repórter, redator, redator-chefe, cronista, comentarista, diagramador e ilustrador, entre outros. Trabalhou em jornais de São Paulo e do Rio Grande do Sul, econsagrou-se  com suas crônicas de cunho político, sempre muito críticas e irônicas. Faleceu vítima de câncer intestinal em 23 de março de 1986, em Porto Alegre.
Principais obras: Os ladrões, A Ferro e Fogo,Lisboa urgente.
Resumo: Lagoa Branca é uma pequena cidade rio grandense que se encontra em algum ponto qualquer entre Passo Fundo e Cruz Alta. Como toda pequena cidade, os desconhecidos sãoconhecidos de amigos e a fofoca rola solta. A história transcorre na Semana da Pátria, em 1936, época que antecede a implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas. 
O prefeito, Coronel Jardim, acredita quenão se pode ter paz de espírito com tantas notícias sobre fuzilamento, miséria e epidemias. Ditador ardorosamente empenhado em tornar seu povo "feliz", ele acaba por isolar a cidade do resto do mundo:proíbe a distribuição de jornais e a posse de aparelhos de rádio, censura a correspondência. Até mesmo os mendigos eram mortos e jogados no rio.
Tudo isso acaba gerando revolta e ondas de violência nacidade. O clímax ocorre entre o 6 e o 7 de setembro, quando pássaros negros infestam os ares e uma sucessão de boicotes e denúncias expõem as fragilidades dos defensores da ordem pública, levando aofracasso de seus planos, enquanto o coronel ditador, louco, se suicida. 
Personagens: O prefeito, Coronel Jardim; o coronel, João Cândido; o Dr. Lúcio; o inspetor Paulinho; o sacristão, João da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Livro
  • resenha do livro
  • Resenha livro
  • Resenha de Livro
  • Resenha livro
  • resenha do livro
  • resenha livro
  • Resenha de Livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!