Resenha do Livro Supervisão e Orientação Educacional

Páginas: 7 (1724 palavras) Publicado: 15 de janeiro de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUCRS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED













CRISTIANA AMARAL DOS SANTOS










RESENHA DO LIVRO
SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:
PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO NA ESCOLA



















Porto Alegre
2013/2
Resenha do Livro Supervisão e Orientação Educacional: perspectivas deintegração na escola

O livro organizado por Mírian Grinspun está dividido em seis capítulos - elaborados por diferentes autoras- , além da apresentação, nele são abordados tanto aspectos da supervisão quanto da orientação.
O primeiro artigo apresentado chama-se Começo... Tropeços... Recomeços, elaborado por Rosy Rosalina Scapin. A autora inicia o texto contando sobre sua primeira experiênciaenquanto educadora e as práticas excludentes que encontrou na turma que eram praticadas pela professora que viera substituir. Nessa mesma realidade escolar não existiam supervisoras ou orientadoras, e os professores eram avaliados pelo número de aprovações no final do ano, gerando assim práticas que visavam apenas resultados numeráveis. A democratização do ensino veio a melhorar esse quadro e a autorarelata que antes de ser orientadora através de um curso de pós graduação, era professora das séries iniciais.
As práticas, nessa época, consistiam em trabalhar com algumas turmas e com alguns alunos considerados problemas individualmente e os objetivos estavam relacionados ao "ajustamento" desses estudantes. A autora também relata que durante muito tempo tanto o serviço de orientação quando o desupervisão eram tidos como cargos de poder dentro da escola, mas que após a redemocratização do país esse quadro foi se revertendo, e assumindo algumas das ideias de Paulo Freire. As reflexões apresentadas levam a crer que a partir desse momento o papel da orientação foi inclinando-se mais ao auto-conhecimento do que ao ajuste de comportamentos. Questões relacionadas às relações de poder nasociedade passaram a ser tema de questão para os orientadores e professores.
Diante da problemática atual a autora defende uma ação comunicativa entre professores e orientadores, ela também cita Habermas ao propor esse agir comunicativo terapêutico. Logo é definido o que é educar e como pode-se dar esse educar.
O segundo texto foi escrito por Maria do Carmo Maccariello e chama-se A construçãocoletiva da escola: consciência, representação e prática social. O texto inicia como uma reflexão sobre o papel da escola e as práticas pedagógicas diante do mundo atual, defendendo uma reconstrução reflexiva da escola, sendo o pensar uma constante que deverá ser refletida no Projeto Político Pedagógico. A autora defende que o isolamento das práticas da escola leva a uma ausência de articulação dossaberes escolares com as práticas da vida, assim a escola pública que se pretende comprometida politicamente deve assumir uma postura de transformadora da vida, buscando a equidade social. Defende ainda que para que os diferentes níveis da educação possam dialogar, as políticas públicas não podem ignorar as especificidades de cada setor de ensino e que os professores precisam ser ouvidos e dialogar.A prática docente é destacada como central dentro da escola e é ela que deve despertar a consciência. A tomada de consciência é que pode despertar as pessoas para uma sociedade mais justa, através dela as pessoas devem voltar a ter estranhamento diante de situações que o modo de vida capitalista impõe, como as situações sociais de exclusão.
O terceiro texto é escrito pela organizadora do livro eleva o título O papel da Orientação Educacional diante das perspectivas atuais da escola. O texto não trata das funções da orientação dentro da escola, mas sim faz reflexões sobre o papel dela dentro desse contexto atual. A autora apresenta a atuação da orientação como inserida num todo que não se encerra na escola, esse todo influencia na prática da orientação, como a prática da orientação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Supervisão e Orientação Educacional
  • PROJETO DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
  • Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional
  • Projeto de supervisão e orientação educacional
  • Orientação e supervisão educacional
  • Orientação e supervisão educacional
  • ATIVIDADES DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
  • ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!