Resenha do Livro "Senhora" de José de Alencar

Páginas: 4 (751 palavras) Publicado: 26 de junho de 2015
Resenha Referente a Obra “Senhora” de José de Alencar



A obra “Senhora”, escrita em 1875 pelo romancista José de Alencar, conta o romance entre Aurélia Camargo, uma mulher completamente órfã queacabara de ficar rica graças a uma herança recebida de seu avô paterno, e Fernando Seixas, um homem que vive de luxos as custas do trabalho de sua mãe e irmãs e dele próprio. Os protagonistas seapaixonaram antes de Aurélia ficar rica, mas Fernando, tentado pelo dote de outra mulher, cancela um compromisso de casamento que havia se firmado com Aurélia para se casar com outra.
Fernando, que nãodeseja realmente se casar com a moça, pois tem receio de abandonar a vida na sociedade, se muda com o pretexto de estudar e durante o tempo que ele fica longe do Rio de Janeiro Aurélia sofre a perdados parentes e enriquece.
A situação em que Alencar coloca Aurélia deixa a personagem em uma posição muito interessante e pouco explorada na época. Não tendo quem a escolhesse marido, rica eformosa, Aurélia é dona do próprio destino. Ela não só pode escolher com quem se casar mas também tem inúmeros pretendentes. Essa interessante abordagem que Alencar faz da natureza feminina coloca a mulherem um patamar superior ao do homem, exposta quando Aurélia trata seus pretendentes com sarcasmo e escárnio, tratando-os como mercadorias e julgando-os como se fossem meros produtos. A abordagem seriaperfeitamente feminista se não fosse excessivamente melancólica. Aurélia ainda é profundamente apaixonada por Fernando e sente-se submissa a esse sentimento.
Acontece que volta Fernando ao Rio deJaneiro e reencontra Aurélia. O homem sente-se humilhado só pela simples presença da figura de sua antiga pretendente, agora rica e disputada. Aurélia, enquanto isso, mantém seu profundo amor porFernando e pede a seu tutor que pague o dote da noiva de Fernando e ofereça ao rapaz um dote para ela própria no valor de cem contos de reis, mas preservando o sigilo absoluto do nome de Aurélia.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro Senhora de José de Alencar
  • Resenha Senhora, José de Alencar
  • resumo do livro senhora de José de Alencar
  • resumo do livro senhora de José de Alencar
  • Resumo do livro A Senhora, de José de Alencar
  • Roteiro do livro senhora de josé de alencar
  • Resumo do Livro ''Senhora'' de José de Alencar
  • Resumo do Livro Senhora (José de Alencar)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!