Resenha do livro revolução dos bichos e o conceito de legalidade

Páginas: 3 (725 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
A Revolução dos Bichos, obra popular do escritor inglês George Orwell foi publicado em 1945, logo após a Segunda Grande Guerra. Foi inicialmente rejeitado pelas editoras inglesas, pois o livro é umasátira feita à Revolução Russa, que resultou no surgimento da União Soviética, até então Aliada incontestável da Inglaterra na Guerra. Após a vitória dos Aliados, o mundo viu surgir uma bipolaridadecapitalista e socialista que divergiu os interesses entre esses dois países, iniciando assim a Guerra Fria.
A história se inicia com uma descrição da Granja Solar, comandada pelo violento Sr. Jones.Dentre os animais, destacavam-se os porcos como os animais mais inteligentes depois dos homens. Nesta granja residia o Velho Major (que podemos associá-lo com a figura de Lenin), que compartilhou aosoutros bichos do celeiro um sonho: de serem governados por eles próprios, sem a interferência e exploração dos homens. Ensinou-lhes uma antiga canção chamada “Bichos da Inglaterra”, que pode serresumida na exaltação da igualdade entre os bichos.
O Velho Major faleceu três dias depois, deixando a cargo dos jovens porcos Bola-de-Neve e Napoleão (associados respectivamente com as figuras de Trotskye Stalin) a missão de organizar a Revolução.
Com o sucesso da Revolução, resultando na expulsão do Sr. Jones e renomeando o local para Granja dos Bichos, os animais começam a viver uma fasecomunista, com muita prosperidade e felicidade. Bola-de-Neve e Napoleão criam os Sete Mandamentos que realçavam a igualdade entre os animais e o repúdio sobre os homens, considerados o único inimigo dosbichos, e qualquer atitude amigável ou semelhante aos homens por parte dos bichos seria considerado traição. Uma das frases é: “Quatro pernas bom, duas pernas ruim”.
Secretamente, Napoleão elaborou umanova Revolução, que expulsou Bola-de-Neve da granja e aplicou uma nova forma de governo: o Totalitarismo. Aproveitou-se da superioridade dos porcos para alienar os outros bichos, onde gradativamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro a revolução dos bichos
  • resenha do livro a revolução dos bichos
  • Resenha do livro: A revolução dos bichos
  • Resenha do livro a revolução dos bichos
  • Resenha do livro revolução dos bichos
  • Livro Revolução dos Bichos
  • resenha do livro "A revolução dos bichos"
  • Resenha do livro: a revolução dos bichos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!