Resenha do livro redação científica - apratica de fichamentos, resumos, resenhas

Páginas: 5 (1205 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO
A importância da leitura vem a cada dia ganhando força em seus diversos segmentos, pois é um dos requisitos básicos na aprendizagem do indivíduo.
É importante aprender a ler, porque a condição de leitor tornou-se indispensável à ascensão a novos graus do ensino e da sociedade. Mas a leitura é muito mais do que um processo de decodificação ou decifração de sinais esímbolos, pois dizemos que um indivíduo só aprendeu a ler quando compreende o que lê, quando retira o significado do que lê e interpreta os sinais escritos.
O ato de ler é algo que se adquire no decorrer de anos, pois a leitura vem aos poucos contribuir para a formação de leitores capazes de reconhecer as sutilezas, as particularidades, os sentidos a extensão e a profundidade de cada texto lido.PRATICANDO A LEITURA
Quando a criança está aprendendo a ler são necessários alguns requisitos, dentre eles destacam-se saber diferenciar visualmente as letras impressas e perceber que cada símbolo gráfico corresponde a um determinado som, e isso ocorre da seguinte maneira como explica Morais (1986, p.17):
Este processo inicial da leitura, que envolve a discriminação visual dos símbolos impressos e aassociação entre Palavra impressa e Som, é chamado de decodificação e é essencial para que a criança aprenda a ler. Mas, para ler, não basta apenas realizar a decodificação dos símbolos impressos, é necessário que exista, também, a compreensão e a análise crítica do material lido. (...) Sem a compreensão, a leitura deixa de ter interesse e de ser uma atividade motivadora (...). Na verdade, só sepode considerar realmente que uma criança lê quando existe a compreensão (...).
Com isso a prática da leitura vai sendo associada à difusão da escrita, à fixação do texto, à alfabetização dos indivíduos entre outros. Sabemos que tudo isso é importante, mas não o bastante para o processo da leitura que a cada dia exige novos conhecimentos e aperfeiçoamentos.
Mas para a aquisição da leitura ocorrerde fato é importante levar em consideração as condições que cada indivíduo possui. Essas condições podem ser: sociais, econômicas, ambientais, emocionais, cognitivas etc. Segundo a teoria o que vem sendo fator predominante na vida do indivíduo são as condições sociais, pois nem todos têm acesso à leitura porque em nossa sociedade capitalista esse acesso se dá das formas mais diferenciadas, poiscada classe social tem sua visão do grau que a leitura deve ocupar na aprendizagem e na sua vida.
Compreendemos que o processo da leitura não ocorre de uma hora para outra, mas sim com muito treino. Como nos diz Martins (2007, p. 84) “o treinamento para a leitura efetiva implica aprendermos e desenvolvermos determinadas técnicas”. Mas somente isto não basta, pois cada leitor possui sua maneira ouhábito de ler. Logicamente que tais técnicas ajudarão o leitor a descobrir o seu próprio jeito para o gosto da leitura, não há como forçar ou acelerar o ritmo de ninguém. Percebemos que a prática da leitura pode ocorrer de muitas maneiras, mas é o próprio leitor que dita o seu interesse, as suas motivações, as suas vontades que o levarão ao hábito da leitura, pois para ler o leitor leva emconsideração a influência que recebe do ambiente ao seu redor, ou seja, desde a sua posição para ler aos instrumentos como o lápis, dicionário, livros que o auxiliaram nessa leitura. Assim ressaltamos Martins (2007, p.85) [...] “cada um precisa buscar o seu jeito de ler e aprimorá-lo para a leitura se tornar cada vez mais gratificante”.
Mediante isso se verifica um aspecto de suma importância para aprática da leitura: a realidade do aluno, ou seja, o professor deve envolver as práticas cotidianas do educando no exercício da prática da leitura. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como isto poderá influenciar de maneira positiva neste processo. Assim, a criança perceberá que a leitura é um instrumento motivador e desafiador,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – ESQUEMA, RESUMO, FICHAMENTO E RESENHA
  • Metodologia científica: o que é fichamento, resenha, resumo, sinopse, resenha crítica, esquemas
  • Resenha do livro Tecnicas de redacao
  • Resenha do livro alfabetização científica
  • Resenha do livro alfabetização científica
  • Resenha do livro alfabetização científica
  • Resenha: O método lógico na redação científica
  • resumo, resenha e fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!