Resenha do livro: raízes do brasil

Páginas: 7 (1590 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
Holanda, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. Compainha das Letras, 2009, São Paulo: “O Significado de Raízes do Brasil” (Antonio Candido), “O Ladrilhador e o Semeador”, “O Homem Cordial”, “Raízes do Brasil e depois” (Everaldo Cabral de Mello).
Raízes do Brasil, de Sergio Buarque de Holanda é um livro que ainda hoje é considerada como uma obra de fundamental importância e de grande significadopara todo o processo de estudo histórico-cultural do Brasil, o qual influi e muito as ciências sociais brasileiras. Apesar de ser um livro pequeno e discreto, possui uma qualidade historiográfica imensa sendo considerado um clássico de estudo social até os dias atuais.
O livro é todo construído dentro de uma metodologia dos contrários, onde alarga e ao mesmo tempo aprofunda a velha dicotomia darelação latino-americana. Onde o próprio autor constitui seu pensamento na exploração dos conceitos polares. Mostrando-nos com isso que o esclarecimento não decorre da opção prática e nem da teórica, mas sim pelo jogo dialético entre ambas. Sendo assim a visão que se obtêm de determinado aspecto da realidade histórica brasileira, só será conseguida a partir do enfoque simultâneo de ambas as opções,ou seja, uma suscita a outra se interpenetrando e com isso gerando um resultado de grande esclarecimento histórico-social.
Com isso podemos ver que Sergio Buarque de Holanda, analisou profundamente o que deu fundamento ao nosso destino histórico, ou seja, as raízes, a gênese aquilo que deu origem e transformou a sociedade brasileira no que conhecemos hoje. Apresentando com isso uma importantereflexão acerca do nosso processo de colonização e suas conseqüências para a formação do nosso povo, onde o autor analisa os aspectos históricos, políticos, econômicos e culturais, nos revelando assim como se deu todo o método de influência histórica, a qual consiste no processo de colonização do nosso país.
Portanto o significado da metáfora que intitula o livro “Raízes do Brasil” incide nointuito do autor em desvendar o que deu origem, ou seja, a base da sociedade brasileira desvendando e analisando todos os aspectos que caracterizam o que veio se torna a sociedade brasileira atual.
Um dos capítulos que mais se destaca no livro é o capítulo 4 (“O Semeador e o Ladrilhador”), pois neste capítulo Sergio Buarque de Holanda trata das características culturais e sociais impostas pelacolonização européia ao povo brasileiro principalmente por parte dos países colonizadores Portugal e Espanha, pois mostra neste capítulo que os dois processos de colonização são totalmente diferentes, ou seja, enquanto o processo de colonização espanhola se caracterizava por ser totalmente estruturado e planejado o processo português nunca teve nenhum interesse em colonizar o nosso país, pois seu interesseera apenas predatório, ou seja, estavam aqui apenas para sugar todas as nossas riquezas e que não possuía nenhuma estrutura ou planejamento com fins de colonização. Por isso é que o Brasil hoje reflete uma desorganização social que se iniciou dentro do processo de colonização, o qual se caracterizava apenas como exploratório e não como colonizador. O que se mostra neste sentido é que o próprioautor visa um resultado da tradição viva européia dentro do contexto cultural brasileiro, sendo assim no primeiro momento a cultura européia é caracterizada de uma forma geral, ou seja, com uma cultura própria, mas que depois foi fragmentada estabelecendo com isso as diferenças entre Portugal e Espanha. Mas o que de fato fica evidente neste capítulo, é que o Brasil após essa fragmentação culturalpassou a possuir uma cultura européia adaptada ao modo brasileiro.
Tal cultura estaria arrolada a diversos aspectos dos quais e bom destaca a péssima estrutura social imposta pela colonização portuguesa o que acarretaria futuramente o quadro de injustiça social que tanto vemos hoje, onde uns possui mais oportunidades que outros caracterizando uma hierarquia organizada que se baseia em vantagens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro raízes do brasil
  • Resenha do Livro Raízes do Brasil
  • Resenha do livro Raízes do Brasil
  • Resenha crítica do livro raízes do brasil
  • Resenha do Livro "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda
  • resumo do livro raizes do brasil
  • Resumo do livro raízes do brasil
  • LIVRO RAÍZES DO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!