RESENHA DO LIVRO PSICOSSOMÁTICA DE RUBENS MARCELO VOLICH

1674 palavras 7 páginas
RESENHA DO LIVRO PSICOSSOMÁTICA
DE RUBENS MARCELO VOLICH

Resenha do livro Psicossomática de Rubens
Marcelo Volich, biografia do autor e 1º capítulo do livro

Autora: Luana Morais.

São Paulo, 23 de junho de 2014.

Rubens Marcelo Volich é psicanalista. Residiu na França de 1985 a 1994, onde trabalhou no serviço de Oncologia e Mastologia do Hospital Saint Louis, em Paris, e obteve o título de Doutor pela Universidade de Paris VII – Denis Diderot. Além de sua atividade clínica, é professor do Curso de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo.
É co – organizador e autor da série Psicossoma (Casa do Psicólogo, 1997, 1998, 2003 e
2008) e autor de Hipocondria: Impasses da alma, desafios do corpo (nesta coleção) e de
Segredos de Mulher: Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista, com A. Faisal
(Atheneu, 2010).

No primeiro capitulo do livro o autor destaca como tema central a parte histórica da medicina e da filosofia, relatando os vestígios que as civilizações antigas deixaram até chegar aos ideais hipocráticos e freudianos. Dentro dessa caminhada evolutiva estão filósofos e grandes nomes da ciência. Ele começa apresentando a visão dos antigos Assírios
Babilônicos, Egípcios e relatos do Antigo Testamento, que era a imagem de um ser humano como um todo, não concebendo tal individuo de forma fragmentada e material, pois conseguiam valorizar o processo do adoecimento e o percurso do tratamento já naquela época. Foi a partir da Grécia Antiga que o individuo passou a ser valorizado e reconhecido em sua singularidade, sendo esse momento marcado por grandes confrontações de ideais filosóficos, políticos e religiosos, trazendo consigo a desvinculação da doença do pensamento religioso. Visto que nessa época era muito comum associar a doença com maus espíritos, feitiços e cura através de deuses com poderes curativos em rituais de purificação.
E foi desses cultos que começaram a tentar teorizar as questões

Relacionados

  • psicossomatica
    638 palavras | 3 páginas
  • Revista intellectus 2008
    114471 palavras | 458 páginas