Resenha do livro psicologia da educação – capítulo ii

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2012
UNVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE - FFPNM
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Professora: Edileuza
Acadêmica: Gaby Carvalho Alves

RESENHA DO LIVRO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – Capítulo II
O comportamentalismo, ou BEHAVIORISMO, surge a partir do pesquisador John B. Watson, suas ideias ficaram conhecidas como Behaviorismo Metodológico. Antes de Watson, asbases desse paradigma já haviam sido analisadas pelo cientista Ivan P. Palov, que era fisiologista. Outro expoente desse paradigma foi Burrhus F. Skinner, que era pesquisador como Watson e sucede ambas as pesquisas acerca do Behaviorismo.
O programa de pesquisa de Watson se contrapôs às abordagens introspectivas da psicologia. Entendia a psicologia como a parte das ciências naturais que tomao comportamento como objeto de estudo a ser investigado por meio de estímulos e respostas. Esta formulação corresponde aos critérios epistemológicos do positivismo, que conhecera nos estudos sobre filosofia. Segundo ele, a Psicologia deixa de ser ciência ao ingressar na subjetividade humana, pois a Psicologia para ser aceita no rol das ciências precisa ter como objeto de estudo tão somente aquiloque pode ser observado e descrito em termos elementares que dispense a subjetividade. A esse objeto de estudo deu-se o nome de comportamento. Logo o comportamentalismo surge, para Watson, com a finalidade de identificar e analisar o comportamento através da psicologia.
Comportamento é a expressão visível de um organismo, aquilo que pode ser registrado e quantificado. Com essa definição,podemos entender o empenho do Comportamentalismo, que se volta ao entendimento relacionado aos aspectos que precedem ou que são consequentes do comportamento. Nesse paradigma nenhum fator subjetivo, como emoção, vida afetiva ou mente, é levado em consideração. Logo, o comportamento se torna a resposta do organismo a algo que o impressiona partindo de estímulos exteriores – havendo, então, umainteração Estímulo-Resposta.
A partir o Behaviorismo Radical de Skinner, há a introdução de algumas aplicações consideráveis ao estudo desse paradigma. Passa a considerar os fenômenos não diretamente observáveis, que ele chamou de eventos privados; trata-se de entender as circunstancias que cercam o indivíduo, por exemplo, quando este manifesta “tristeza”, de forma objetiva. Ou seja, Admite o estudode pensamentos e sentimentos sem introduzir a introspecção, abordando-os por intermédio de suas manifestações exteriores – diferenciando-se da ótica fundada por Watson, que desprezava tais elementos na vertente do comportamentalismo. A vantagem do Behaviorismo Radical está na possibilidade de explicar emoções através da razão, sendo contra a possibilidade de os estados internos serem tomados comocausas de comportamentos visíveis, defendidos pelo Behaviorismo Metodológico. Pois, ao manifestar dor o sede não mostra essa necessidade senão pelo ato de beber água, ou seja, um estado interno inacessível.
As formulações paradigmáticas dos pesquisadores Watson e Skinner, mostram-nos que o comportamentalismo traz consigo uma concepção de educação, pois a visão elaborada por ambos sobre o serhumano nos trazem fatores que determinam o comportamento do homem enquanto ser individual ou seu comportamento em grupo.
O Comportamentalismo fornece uma perspectiva de entendimento que abarca o ser, viabilizando o direcionamento para modificar e moldar o comportamento, viabilizando também o controle das ações da pessoa e a obtenção segura de resultados. Na aprendizagem esse processo podeser significativo, a partir de práticas pedagógicas viáveis para aluno e professor, como apresentações das informações em pequenas etapas (para que possa haver controle de cada avanço da aprendizagem).
Palov viu o psiquismo humano como um conjunto de conexões, mostrando que tudo que aprendemos deve ser explicado pela maneira com a qual os estímulos ambientais e internos são dispostos para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Livro Psicologias Capitulo I e II
  • Resenha do Capitulo II do livro Psicologia da Religião
  • Resenha do Livro Psicologia da Educação
  • resenha do primeiro capítulo do livro psicologias
  • Resenha dos capítulos do livro o que é educação física
  • Livro as revoluções burguesas
  • Resenha dos capítulos I e II do livro o Homem medíocre
  • Resenha do capitulo I e II do livro "A Loucura"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!