Resenha do livro "Princípios da Administração Científica

Páginas: 11 (2655 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
INTRODUÇÃO-Breve histórico de Taylor

Frederick Winslow Taylor nasceu em família de classe média, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Frequentou as escolas de bom nível da época e recebeu refinada educação. Por algum motivo não muito bem certo, Taylor teve que abandonar aos estudos e passou a se dedicar à trabalhos que exigiam força física, como mecânica. Apesar da aparente ruimsituação, era um visionário, questionador e tinha foco em trabalhar e aprender. Pode-se dizer, inclusive, que estas características foram essenciais para a bem-sucedida vida de Taylor. Em um período relativamente curto de tempo, alcançou o cargo de chefe de seção em uma das fábricas que trabalhou por conta de seu destaque e empenho ao trabalho. Não temeu nem mesmo a inquietação e até ameaças de outrosoperários e desde já começou a programar e implementar novas metas e rotinas de produção na indústria, visando aumentar a produtividade.
No ano de 1885, Taylor formou-se no curso de Engenharia. Após, passou a focar mais nos próprios operários, que na época eram mal tratados e suas remunerações não eram compatíveis com a produção. Seu anseio por encontrar um método adequado para o trabalho eracrescente. Desde já, a partir da observação e experimentação, que, aliás, são características essenciais em sua teoria e estudo, uniu a ciência à produção, quase triplicando a vida útil de uma determinada ferramenta de corte.
Seguindo sua vontade de estudar o trabalho industrial, conseguiu verba do presidente da empresa, mesmo sem o apoio deste, para iniciar seus estudos para divisão do trabalho,que obtiveram grandes êxitos que fizeram a produção da indústria aumentar em larga escala.No de 1895, apresentou seus trabalhos a American Society of Mechanical Enginners. A partir daí, então, a carreira de Taylor alcançou níveis mundiais, expandindo suas ideias a diversos setores industriais.
Talvez, o maior defeito de Taylor era sua má-educação e sua falta de oratória, talvez provienentes dasua entrega total ao seu trabalho e falta de vida social. Contudo, o anseio de ver uma indústria mais justa para todos era parte de sua pesquisa e, por isso, a tornou diferente de todas as outras já realizadas na época.

Fundamentos de Administração Científica

Taylor afirmava que o principal objeto da administração deve ser prover o máximo de prosperidade ao patrão e também ao empregado, o que,de certa forma, ia de encontro com os princípios industriais da época, que vertiam os maiores lucros ao empregador não importando o bem-estar dos empregados e sua vida e satisfação. Máximo de prosperidade, nesse caso, é entendido como além de meros salários mais altos, mas sim a maior auto realização dos integrantes da organização ao realizarem tarefas mais coerentes com suas aptidões.
“Aprosperidade do empregador não pode existir, por muitos anos, se não for acompanhada da prosperidade do empregador e vice-versa” – Teoria da Administração. Isso é, ambos possuem o “mesmo” objetivo: o empregado almeja altos salários e o empregador, baixo custo de produção, gerando mais lucro. A partir do dito, a adoção de uma política mais liberal do empregador frente à produção de seus empregados eestes, com o feito do patrão, poderão, gradativamente, modificar seu anseio por apenas lucros maiores.
É fácil perceber que aquele que atinge o mais alto grau de eficiência permanente, atinge também uma maior prosperidade permanente, pois será possível obter destaque frente aos demais negócios do mesmo ramo, obtendo maior lucro e alcançando maiores lucros, tanto para o empregador como para osempregados. Essa “maior prosperidade” só pode ser alcançado se for resultado do máximo de produção possível. Logo, deve ser o alvo de todos os integrantes e setores da organização a formação e aperfeiçoamento do pessoal, para que o trabalho seja executado de modo cada vez mais eficiente.
Um grande problema para a produção é a vadiagem no trabalho. O autor cita que o trabalhador fabril utiliza, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha critica princípios de administração cientifica
  • RESENHA DO LIVRO PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR
  • Resenha princípios de administração científica, de frederick wilson taylor
  • Resenha sobre principios da administração cientifica- taylor
  • Resenha crítica sobre princípios da administração científica
  • Principios de administração cientifica
  • Princípios da administração científica
  • Princípios da administração científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!