Resenha do livro: Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal

Páginas: 3 (725 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 20ª Ed; Rio de Janeiro: Record, 2011.O Prof. Dr. Milton Santos (Milton de Almeida Santos ou Milton Almeida dos Santos), nasceu em Brotas deMacaúbas, no interior da Bahia, no dia 03 de Maio de 1926. Milton Santos formou-se em Direito no ano de 1948, pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), foi professor em Ilhéus e Salvador, autor delivros, que surpreenderam os geógrafos brasileiros e de todo o mundo, pela originalidade e audácia: "O Povoamento da Bahia" (48), "O Futuro da Geografia" (53), "Zona do Cacau" (55) entre muitos outros.Em 1958, já voltava da Universidade de Estrasburgo, da França, com o doutorado em Geografia, trabalhou no jornal "A Tarde" e na CPE (Comissão de Planejamento Econômico-BA), foi preso em 1964 eexilado. Passou o período entre 1964 a 1977 ensinando na França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela, Tanzânia. Milton Santos, este grande brasileiro, morreu em São Paulo-SP, no dia 24 de Junho de 2001,aos 75 anos, vítima de câncer.
O livro por uma outra globalização de Milton Santos é organizado em seis partes, todas subdivididas em capítulos, a obra tem por objetivo discutir o processo deglobalização, onde o referido autor aborda a globalização em 3 eixos, e quais indivíduos realmente se beneficia desta globalização; propondo uma nova globalização.
A primeira parte do livro compreende-seque o autor procurou apresentar a globalização frente a três possibilidades, uma globalização como fábula, que é imposta principalmente pelos meios de comunicações, para criar uma utopia onde todos temo mundo na “Palma das mãos”, uma globalização perversa, que é a atual globalização, essa que traz consigo a fome, pobreza, desemprego e vários outros males. E por fim, uma outra globalização, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!