Resenha do Livro "Os Estabelecidos e os Outiders"

518 palavras 3 páginas
A obra “Os estabelecidos e os outsiders”, publicada no ano de 1965, apresenta o estudo, realizado na década de 1950, de uma pequena cidade ao sul da Inglaterra, de nome fictício Winston Parva.
O objetivo de Elias e Scotson, na obra, é compreender, através do uso de fontes diversas, tais quais estatísticas, entrevistas, documentos e etnografia, a lógica da configuração social e das relações de interdependência que se verificam na cidade. Violência, discriminação e exclusão social são características que se destacam na análise social realizada.
A Zona 1 era o que se costuma chamar de área residencial de classe média. As Zonas 2 e 3 eram áreas operárias, uma das quais, a Zona 2, abrigava quase todas as fábricas locais. As Zonas 2 e 3 eram divididas em duas áreas que eram denominadas de um lado, o grupo residente na aldeia, que era povoado pelos moradores já havia três gerações e devido a esse fator se julgava senhor de direitos especiais; e de outro lado, o grupo dos moradores do loteamento que era visto pelo outro grupo como inferiores, somente pelo fato de serem moradores há menos tempo e devido a esse fator, eram tratados como outsiders. O grupo dos moradores da aldeia vêem-se como pessoas melhores, dotadas de uma relação grupal sólida, de uma virtude específica que é compartilhada por todos os seus membros, enquanto que o grupo de moradores do loteamento não tinham esse tipo de relação grupal e isso os tornavam isolados e inferiores com relação ao outro grupo. O único contato que havia entre eles era o exigido por suas atividades profissionais.
Apesar de Winston Parva ser uma comunidade relativamente homogênea segundo religião, renda, educação, ocupação, língua, nacionalidade, sua população estava dividida de um lado pelo grupo que residia no bairro denominado “aldeia” onde os moradores eram aqueles que exerciam o poder, pois, eram moradores antigos do local e se denominavam por estabelecidos e perfaziam 80% da população a qual havia 80 anos residia no local,

Relacionados