Resenha do livro " Lazer e minorias sociais "

Páginas: 16 (3789 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Resenha do livro " Lazer e minorias sociais "

Cap 1. Lazer e camadas populares: Reflexôes baseadas na obra de Edward Palmer Thompson
Nesse capitulo o autor aborda o fato de não ser fácil reconstruir as vivências de lazer nas camadas populares. Os estudos na área avançaram significativamente porem ainda carece de aprofundamento. No Brasil o autor fala sobre como a camada popular surgiu com aclasse operária e sita o autor Edward Palmer Thompson como importante na área.
Edward Palmer Thompson foi um dos maiores historiadores do nosso tempo, ele foi um dos primeiros a abrir caminhos para a persepção da cultura como como dimensão fundamental de luta e tensão. Um dos primeiros a se preucupar com a "massa que não tem voz". Thompson acredita que o povo se educa na sua própria praxis, comisso a classe não pode ser definida pelo local que o sujeito ocupa nas relações de produção mais ligado ao acesso que o individuo tem a certos valores.
A vida festiva levada pelo operarios é vista pelo autor não só como "válvula de escape", mais também como manutenção da pressão, da coesão e também como subversão. Os momentos de lazer são frutos da luta social. Durante o capitulo o autor aborda apreucupação das camadas dominantes com a organização das camadas populares. Essas classes dominantes criavam formas de manipular e reformular códigos culturais, em busca de controle. As diversões eram vistas como potencialmente perigosas por pertubarem a ordem social, eles viam assim porque isso se opunha a lógica do trabalho proposto pela burguesia inglesa.
"O processo de industrializaçãoprecisaimpor o sofrimento e a
destruição de modos de vida estimados e mais antigos, em qualquer
contexto social concebível" (v.2, p. 29)
Um dos fatos interessantes abordados pelo autor é que a pobreza era fundamental para manter o trabalhador ativo, e as camadas dominantes utilizavam isso para controlar a população. O controle do tempo de não-trabalho é fundamental para se garantir o progresso. Areligião era um dos meios utilizados para controlar ( "...a felicidade só pode ser encontrada no trabalho e em Cristo."). O lazer então é visto como base nas lutas simbólicas.
Os profissionais de lazer em suas intervenções não podem ter sentimentos de vanguardismo exarcebado a cerca da situação, o lazer tem que ser visto como uma experiência cultural que não é determinada pela base econômica, nemtampouco é livre e idealizada.

Cap 2. Programas de lazer para idosos no Brasil.: Sugestões com base em panorama
Aqui o autor aborda a educação física e a recreação/lazer no âmbito de programas de lazer para idosos. Atualmente não são mais pequenas as discussões relativas a necessidade de melhor consideração da condição dos idosos na sociedade brasileira. Principalmente na educação físicapercebemos um numero cada vez maior de iniciativas de intervenção a respeito do assunto. Porem devemos tomar cuidado com o fato de ser um crescimento apressado e superficial para simplesmente atender o novo mercado.
Muitos chegam a colocar a terceira idade como a melhor idade, a idade de ouro, os programas de lazer são encarados como "modismo". Alfredo Gomes de Fari Júnior considera o termo terceiraidade não adequado, acentuando o preconceito e discriminação, preferindo utilizar o termo Idoso.
Não podemos considera-los uma categoria descolada da sociedade, o idoso que muitas vezes também é aposentado nem sempre tem uma vida que pode ser considerada como um reino do tempo livre e do não trabalho. As pessoas associam ao idoso o tempo de sobra, porem muitos deles tem trabalhos não formais,cuidam das tarefas de casa e ainda optam por voltar a trabalhar. Isso não pode ser desconsiderado na hora de se criar programas de lazer. A homossexualidade na "terceira idade" sofre grandes estereótipos. A religião também influência na vivência dos momentos de lazer pelos idosos, já que no decorrer de suas vidas a presença e o papel da religião muitas vezes foi muito mais forte do que nos dias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lazer e minorias sociais
  • Resenha livro lazer e educação
  • Resenha livro Mobilização Social
  • Resenha livro "o contrato social"
  • Resenha do livro pesquisa social
  • Resenha do livro: ciências sociais:
  • resenha do livro contrato social
  • Resenha do livro o que é serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!